Links de Acesso

FLEC ACEITA ESTATUTO ESPECIAL PARA CABINDA


O Fórum Cabindês para o diálogo, uma congregação que envolve a sociedade civil, e facções independentistas aceitou o principio da atribuição à província de Cabinda de um estatuto especial, soube a Voz da América de fonte oficial.

O estatuto especial era um dos seis anexos do memorando de entendimento para o diálogo proposto pelo governo. Ao fim de mais de 2 dias de consultas em Brazzaville, no que chamaram de Nkoto Likanda, isto é, parlamento tradicional ,os membros do FCD, decidiram aceitar a oferta do governo de Angola.

Gualter Inocêncio um dos assistentes de António Bento Bembe, presidente do Fórum, e secretário-geral da FLEC disse à Voz da América que as decisões saídas da reunião de Brazzaville foram tomadas em colectivo, sem pressões ...”O Fórum decidiu aceitar por unanimidade o estatuto especial para Cabinda, como base de negociação, e o fim das hostilidades, por conseguinte avizinha-se um cessar de hostilidades pelas partes.”

A reunião aprovou também uma moção de apoio ao espírito de unidade adoptado em Hoivert na Holanda por altura da fundação do fórum. Foi também reiterada confiança a António Bembe, presidente do fórum e secretário-geral da FLEC. O grande ausente desta reunião foi o presidente da FLEC, Nzita Tiago, residente em Paris há mais de 10 anos.

A ausência de Nzita não surpreendeu aqueles que tomaram parte na reunião. Na semana passada ele destituiu António Bento Bembe dos cargos de secretário-geral, e de presidente do fórum. Para o seu lugar nomeou, respectivamente, Nzita António, seu filho, e Macário Lembe. As nomeações acabaram sem efeito na medida em que por um lado, Nzita António se mantém em Paris, e por outro Macário Lembe recusou-se a assumir o cargo, preferindo antes deixar Kinshasa, e juntar-se a Bento Bembe em Brazaville.

Inácio Mbuada, porta-voz da FLEC, disse à Voz da América que estando distante das bases há mais de 10 anos, Nzita Tiago perdeu noção do que se passa no centro de gravidade da FLEC.”Nós não vemos o Senhor Nzita há mais de 10 anos. Está velho, temo-lo como presidente mas ele precisa mudar de posição, de outra maneira as relações com ele irão abaixo. Podemos mantê-lo ao corrente das coisas, mas ele tem que mudar”.

XS
SM
MD
LG