Links de Acesso

Entrada de Gato no parlamento não levanta problemas


Qualquer que venha a ser o desfecho do braço de ferro entre Isaías Samakuva e o grupo dos 16 dezasseis deputados cujos lugares são reclamados pela liderança da UNITA, uma coisa é certa: Lukamba Gato deverá assumir proximamente o seu lugar no parlamento .

Gato fa-lo-á observando uma promessa que fizera após a assinatura dos acordos do Luena, segundo a qual só iria para o parlamento se isto não significasse a substituição de quem quer que fosse. Com efeito a sua entrada não vai representar nenhum sacrifício para os 16 deputados agora em guerra com a liderança do Galo Negro.

A Voz da América soube de boa fonte que Lukamba Gato vai ocupar a primeira das três vagas deixadas em aberto com as saídas de Almerindo Jaka Jamba para a embaixada de Angola na UNESCO,de Sebastião Veloso para o ministério da UNITA , e do advogado Oliveira Fiol que regressou a Portugal onde vivia praticamente desde 1992.

Lukamba Gato fazia parte da primeira linha de dirigentes da UNITA indicados para o parlamento pelo círculo nacional. Tinha à sua frente, Jonas Savimbi, António Dembo, Jeremias Calandula Chitunda , Alicerces Mango, e Elias Salupeto Pena, todos já falecidos. Jaka Jamba e Jorge Valentim eram os próximos da lista.

Com Lukamba gato deverão entrar também Samuel Tchiwale e o actual secretário-geral da UNITA, Mário Canhali Vatuva.

XS
SM
MD
LG