Links de Acesso

Os eleitores canadianos estão a votar


Os eleitores canadianos estão a votar num sufrágio parlamentar, que começou com uma vantagem por parte dos Liberais que se transformou numa possível vitoria da oposição conservadora.

A campanha eleitoral foi a mais longa da historia do Canada, tendo o processo sido iniciado nos finais de Novembro, quando o governo minoritário do primeiro ministro liberal Paul Martin perdeu uma moção de confiança no parlamento.

O voto de confiança foi desencadeado por um inquérito publico que comprovou que políticos liberais do Quebec tinham recebido luvas pela atribuição de contratos governamentais.

Mau grado a confusão gerada, o partido de Martin manteve uma vantagem confortável, mas a mais recente sondagem de opinião sugere que o dirigente da oposição conservadora Stephen Harper irá sagrar-se vencedor com pelo menos um governo minoritário, e tornar-se o próximo primeiro ministro do Canadá.

Ao encerrar a campanha eleitoral em Vancouver, Harper afirmou a uma multidão de apoiantes que se for eleito primeiro ministro, fará sair o governo dos escândalos, investigações e a corrupção.

‘Um novo governo que não será distraído por escândalos e que se apresentará com responsabilidade. A minha primeira legislação será a da responsabilização federal. Iremos restaurar a fé e a confiança dos cidadãos canadianos no governo federal. Se for eleito primeiro ministro farei tudo o que estiver ao meu alcance para que os escândalos que ocorreram com este governo não voltem a acontecer.’

Durante as ultimas semanas, o partido Liberal divulgou uma serie de anúncios negativos, atacando o dirigente conservador em vários temas incluindo a posição antiaborto, e os planos para privatizar o sistema de saúde.

Na intervenção realizada no ultimo comício, igualmente em Vancouver, Martin continuou os ataques ao opositor conservador

'Temos ideias diferentes do que Harper sobre o Canadá, e por isso digo que se não partilham da visão e dos valores de Harper, se não querem que o Canadá siga aquele caminho, se interroguem - o que posso fazer para o impedir ? O que posso fazer para assegurar que na terça feira de manha, Stephen Harper não seja primeiro ministro do Canadá ? ‘.

No Canadá, os eleitores votam nos membros do parlamento, e partido que eleger o maior numero de deputados acaba por formar um governo minoritário ou maioritário, e o líder partidário torna-se o primeiro ministro.

O parlamento canadiano tem 308 elementos.

XS
SM
MD
LG