Links de Acesso

Próximo local da febre das aves ...


Especialistas da ONU alertaram para a possibilidade de África vir a ser o próximo local de presença da febre das aves, e para o alastramento no continente africano poder vir a ter consequências devastadoras a não ser que os governos actuem rapidamente para melhorar os cuidados sanitários e a vigilância.

O alerta foi feito esta semana por especialistas mundiais do sector de saúde que participaram numa conferencia realizada pela China. A conferencia fora convocada para angariar fundos para combater o alastramento da estirpe H5N1 da febre das aves.

O vírus que apareceu inicialmente no leste da Ásia, começou recentemente a infectar aves e seres humanos na Turquia. David Nabarro, o coordenador da ONU para a Gripe Aviaria, afirmou ser difícil de dizer onde será que o vírus H5N1 irá aparecer – mas que África constitui uma possibilidade, na altura em que as aves selvagens iniciam a sua migração anual

‘Não posso dizer, nem ninguém pode afirmar onde será o próximo local. Suspeitamos que seja África por ser uma rota para as aves de migração. Precisamos estar muito atentos, e realçar ao mundo – para que estejam preparados para febre das aves. Estejam preparados para a febre humana. Assim podem reduzir o sofrimento, ... podem reduzir o numero de vidas perdidas, podem reduzir as consequências económicas.’

Responsáveis da Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura referem que as nações de África merecem uma atenção particular.

Uma entidade da FAO afirmou em Pequim que no caso das doença entrar nas zonas rurais africanas, as consequências para um continente já devastado pela fome e pobreza poderem ser – e citamos – verdadeiramente catastróficas.

Especialistas de saúde apelaram aos governos mundiais para reforçarem os serviços veterinários fornecendo apoio político, bem como assistência técnica e financeira.

A conferencia de Pequim angariou quase dois mil milhões de dólares – sendo dos Estados Unidos a maior promessa de contribuição.

Fontes da administração Bush indicaram que a maior parte do financiamento será destinado a zonas endémicas do Sudeste Asiático como a Indonésia, o Vietname, o Camboja e o Laos. A Tailândia foi igualmente afectada pela doença, mas as autoridades sublinham que uma quantia significativa servira para financiar programas em África.

O vírus H5 N1 já matou cerca de 80 pessoas desde 2003 – a maior parte das quais no Leste Asiático. Quatro vitimas confirmadas na Turquia colocam preocupações internacionais de que a doença esteja crescer – pelo menos em termos geográficos.

A maioria, senão todas as pessoas infectadas receberam o vírus dos animais. Os cientistas estão preocupados que a estirpe actual possa mutar para uma que seja facilmente transmissível de humano para humano, colocando a perspectiva de uma pandemia global.

XS
SM
MD
LG