Links de Acesso

Sonangol processada nos Estados Unidos


Sonangol processada nos Estados Unidos

Sonangol processada nos Estados Unidos

A Sonangol, e uma série de companhias petrolíferas internacionais, foram processadas nos Estados Unidos da América por uma associação de consumidores.

A queixa apresentada num tribunal da Flórida, no dia 30 de Dezembro alega que a SONANGOL em associação com a Statoil e Norsk Hydro da Noruega, Pemex do México e uma companhia de Oman, conspiraram com a OPEC para restringirem a produção de petróleo e provocarem o aumento do preço <crude> no mercado.

Conhecida pela designação inglesa de “class action law suit” , acção judicial movida por um grupo, a queixa reza a propósito da SONANGOL, que nos últimos anos o estado angolano, proprietário da empresa participou em reuniões da OPEC, Organização dos Países Exportadores de Petróleo, tendo-se empenhado pelo menos uma vez, em reduzir a produção de petróleo.

Juristas norte-americanos disseram que esta acção judicial poderá não chegar a julgamento na medida em que carece de argumentos capazes de anularem a imunidade de que gozam companhias estrangeiras nos EUA. Fontes contactadas pela Voz da América recusaram-se a comentar o caso.

XS
SM
MD
LG