Links de Acesso

Nova Orleães anunciou a celebração do Carnaval


A cidade de Nova Orleães anunciou que a celebração do seu Carnaval conhecido por Mardi Gras ira ter lugar em Fevereiro, apesar da devastação causada pelo Furacão Katrina. A decisão foi tomada, muito embora 75 por cento da população da cidade estar espalhada por todos os Estados Unidos. As autoridades de Nova Orleães defenderam que as celebrações do Mardi Gras são essenciais para o renascimento da cidade.

O Mardi Gras de 2006 terá muito menor dimensão do que é hábito. Antes do furacão Katrina era um acontecimento que envolvia mil milhões de dólares, uma estaca principal da industria do turismo na cidade. O carnaval em Nova Orleães, que antecede igualmente o tempo cristão da Quaresma, é visto no entanto como uma celebração da vida reflectindo a alma da cidade.

Dia após dia, o Bairro Francês vai regressando a normalidade. Estima-se que entre 125 mil a 150 mil pessoas estejam a viver em Nova Orleães, um numero muito abaixo do anterior que era de perto de meio milhão de pessoas. Existem muito poucos candidatos a voltas turísticas. Muitas pessoas que se encontram em Nova Orleães são operários da construção civil e trabalhadores humanitários.

Arthur Hardy, editor de um guia que explica os acontecimentos, e a historia do Mardi Gras, prevê que as celebrações em Fevereiro próximo vão estar carregadas de emoção.

“Uma vez que estamos na fase de recuperação dos furacões, penso que vai ser como se estivéssemos em Times Square, em Nova York, na primeira passagem do ano depois do 11 de Setembro”, disse.

O Mardi Gras em Nova Orleães é organizado todos os anos por grupos privados chamados “krewes”. Alguns desses grupos estão insatisfeitos pelo facto de não terem sido autorizados a desfilar ao longo dos caminhos habituais em bairro agora destruídos. E alguns residentes deslocados queixam-se de que não é altura para qualquer tipo de festividades.

Mas Bill Grace, que faz parte da comissão municipal para o Mardi Gras discorda.

“Uma das razoes porque queremos ter o Mardi Gras é para que o mundo saiba que Nova Orleães está de volta, aberta para operar. Será no dia 28 de Fevereiro de 2006, por isso todas as pessoas devem marcar esta data nos seus calendários e deslocarem-se a nossa cidade para o Mardi Gras de 2006”, concluiu.

XS
SM
MD
LG