Links de Acesso

Declinaram os cargos ministeriais


Quando o presidente Mwai Kibaki nomeou o novo governo na quarta-feira, disse que o tinha formado depois de consultas com vários grupos políticos. Mas agora o líder do Partido Ford Kenya, Musikari Kombo, informou que ele e quatro colegas seus declinaram os cargos ministeriais que lhes foram atribuídos porque o presidente Kibaki não os auscultou antes de os nomear.

“Ficamos surpreendidos e desapontados de que o presidente tenha decidido tomar uma tal importante decisão sem qualquer consulta ou respeito pelos pontos de vista e sentimentos do meu partido, a sua liderança e os seus militantes.”

Kombo afirmou que o seu partido está também desapontado com o presidente Kibaki porque não concedeu a membros do partido Ford Kenya os postos ministeriais que tinha prometido num memorando de entendimento pré - eleitoral antes da coligação ter chegado ao poder há três anos.

Kombo é o terceiro ministro a recusar a oferta de fazer parte num novo governo.

A Coligação Nacional Arco-íris foi formada quando o Partido Democrático liderado por Mwai Kibaki fez uma coligação com o Partido Ford Kenya, o Partido Liberal Democrático e o Partido Nacional do Quénia antes das eleições de 2002.

Mas fendas emergiram rápidamente na coligação quando o Partido Liberal Democrático começou a queixar-se de que o presidente Kibaki não tinha distribuído os postos ministeriais tal como tinha sido acordado no memorando de entendimento pré-eleitoral.

Cerca de 15 membros do parlamento de vários partidos políticos terão declinado a oferta de fazerem parte do novo governo, embora sejam apenas três os parceiros na Coligação Nacional Arco-íris.

Um comunicado da Presidência da Republica em Nairobi informa que Kibaki vai preencher as vagas ministeriais muito rápidamente e que se prevê que o novo governo queniano tome posse amanhã, sexta-feira.

XS
SM
MD
LG