Links de Acesso

Quintos Jogos Francófonos


Mais de 2000 atletas, artistas e músicos estão na capital do Niger, Niamey, para a abertura dos Quintos Jogos Francófonos, que engloba participantes de mais de 50 países de língua oficial francesa em todo o mundo.

A primeira vez que aqueles jogos são realizados na África Ocidental. O presidente da comissão organizadora dos jogos, Seriba Mahaman, afirmou ser uma grande honra para o Niger ter sido escolhido como país anfitrião dos jogos.

‘Mahaman afirmou que o povo do Niger trabalhou arduamente para garantir que os jogos sejam um sucesso e acrescentou que os nigerinos estão felizes de que o evento esteja finalmente pronto para começar.’

Organizadores disseram que o financiamento dos jogos foi repartido em partes iguais pelo governo do Niger e os estados membros que fazem parte da comunidade francofona. O Niger gastou milhões de dólares na construção e preparação dos jogos.

Mahaman disse que o evento serviu como um instrumento para o desenvolvimento.

‘Tem havido muito investimento em Niamey, disse. Hotéis e estradas foram melhorados. Um bairro inteiro, que inclui hospital e esquadras de policia, foi construído para acomodar os participantes e membros das delegações.’

Há poucos meses atrás, o Niger sofreu de enormes faltas de alimentos e milhões de pessoas, na sua maioria crianças, enfrentavam a fome. Um maciço esforço de ajuda internacional ajudou a melhorar a situação.

O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM) advertiu para mais uma crise de alimentos e apelou a doadores 19 milhões de dólares para ajudar a evitá-la.

O dirigente da sociedade civil Mahaman Ahamessou disse que o espectáculo dos jogos, que atrai atletas de classe mundial e recebe as atenções da imprensa internacional, deve ser algo que o povo do Niger pode ter orgulho. Mas acrescentou que não devem ser utilizados para esconder a realidade da precária situação do país.

Disse que se o governo não encetar imediatamente medidas de emergência, o país enfrentara uma nova e pior situação de fome.

O governo do Niger disputou as advertências do PAM de que uma crise alimentar esta a caminho. No principio do ano, Niamey acusou aquela agencia das Nações Unidas de exagerar a extensão de faltas de alimentos para obter mais donativos. Agora afirma que, devido a colheitas abundantes, existe actualmente um excesso de alimentos no país.

Mas Mustapha Kadi, um membro do comité de crise alimentar do governo nigerino disse que embora haja um excesso de 21 mil toneladas de cereais, esses alimentos extras estão a desaparecer rapidamente.

Kadi afirmou que países vizinhos estão a ir ao Niger e a comprar os seus cereais a preços baixos. Como resultado disso, acrescentou, a segurança alimentar do país está longe de ser garantida.

Os Jogos Francófonos realizam-se de quatro em quatro anos num país. A quinta edição irá durar 10 dias. Os participantes vão competir em várias modalidades desportivas incluindo o basquetebol, futebol e boxe, assim como competições culturais como escultura e fotografia.

XS
SM
MD
LG