Links de Acesso

Existência de prisões secretas da CIA na Europa


Numa longa declaração pouco antes de partir para a Europa, Rice fez uma forte defesa dos inconvencionais, e algumas vezes controversos, métodos usados para capturar e prender suspeitos terroristas.

Rice não fez qualquer referencia explicita ao assunto que tem mantido os europeus em alvoroço – a reportada existência de prisões secretas da CIA na Europa. Condoleezza Rice afirmou no entanto que informações recolhidas dos detidos tem evitado ataques terroristas na Europa.

“Alguns governos escolheram cooperar com os Estados Unidos em inteligência, no combate ao crime ou assuntos militares. Essa cooperação tem dois sentidos. Nos partilhamos informação que tem ajudado a proteger países europeus de ataques, salvando vidas europeias. Cabe a esses governos e seus cidadãos decidirem se desejam trabalhar connosco para evitar ataques terroristas contra o seu país ou outros países e decidir a quantidade de informação secreta que podem tornar publica.”

A União Europeia endereçou uma carta no mês passado ao governo dos Estados Unidos, pedindo uma clarificação sobre as chamadas prisões secretas.

Embora não fazendo qualquer menção ao assunto, a secretaria de Estado norte-americana fez uma forte defesa da pratica de rendição através da captura de um terrorista suspeito num país e enviado para outro para interrogatório.

Rice afirmou que a pratica é legal ao abrigo da lei internacional, acrescentando que as detenções não envolvem tortura.

“Os Estados Unidos não transportam e não transportaram detidos de um país para outro com o propósito de os interrogar usando a tortura. Os Estados Unidos não usam o espaço aéreo ou aeroportos de qualquer país com o intuito de transportar um detido para um país onde ele será torturado. Os Estados Unidos não transportaram ninguém e não transportarão ninguém para um país onde se pensa que ele seja torturado. Quando for apropriado, os Estados Unidos procurarão garantir que as pessoas transferidas não serão torturadas.”

Entrevistado pouco depois da declaração de Condoleezza Rice, o antigo agente da CIA, Michael Scheuer, que dirigiu os programas de rendição numa certa altura, afirmou que a senhora Rice está certa.

“Sob a administração Bush isso é exactamente correcto. Sob a administração Clinton é exactamente errado. A administração Clinton preferiu levar pessoas para lugares como o Egipto e outros países onde os abusos de direitos humanos estão bem documentados.”

O antigo agente da CIA acrescentou que a controvérsia das rendições, tem provado se extremamente útil.

“Penso que a senhora Rice está perfeitamente certa. E ela não diz mais porque a maior parte dos lideres dos Estados Unidos não levam muito a serio o problema do terrorismo, o programa de rendição continua a ser a mais importante ferramenta de trabalho nessa aérea do governo americano. Tem sido tremendamente bem sucedido.”

A secretaria de Estado Rice vai estar cinco dias na Europa e o seu itinerário inclui paragens na Alemanha, Roménia, Ucrânia e Bélgica.

XS
SM
MD
LG