Links de Acesso

Projectos de conservação da biodiversidade, de eco-sistemas naturais


O Banco Mundial aprovou ontem uma linha de credito no valor de 20 milhões de dólares e destinados aos projectos de conservação da biodiversidade, de eco -sistemas naturais, a promoção do crescimento económico e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais moçambicanas, com base nos recursos naturais.

O projecto de conservação da área trans - fronteiriça e o projecto de desenvolvimento turístico, tem por finalidade a conservação da biodiversidade na região Austral de África, mantendo intacta o eco - sistema e a realidades ecológicas comum entre Moçambique e os países fronteiriços vizinhos.

De acordo Jean Michel Pavy, o líder do task force do Banco Mundial, o projecto em questão vai contribuir para o aumento das receitas das comunidades locais através da exploração sustentável do turismo ambiental em três áreas especificas, nomeadamente em Chima Nimani, no grande Limpopo e no Lubombo.

Ainda de acordo com Michel Pavy, o projecto vai contribuir para o apoio aos esforços do governo no sentido da melhoria das iniciativas empresariais viradas para o ambiente, com perspectivas de estimular o investimento privado e seu consequente crescimento.

O projecto de conservação da área trans - fronteiriça vai ajudar igualmente o processo de identificação, de monitorização e de protecção das significativas e vulneráveis riquezas da biodiversidade moçambicana , nas três áreas demarcadas, através da criação de uma gestão e administração das redes de parques e reservas naturais.

Paralelamente a essa linha de credito, o Banco Mundial anunciou também, a aprovação de um segundo financiamento calculado em dez milhões e meio de dólares e destinado ao apoio da reforma do sector financeiro moçambicano.

O projecto de assistência técnica ao sector financeiro tem por propósito aperfeiçoar o sistema financeiro de Moçambique, por forma a que possa exercer um papel mais importante no crescimento económico e na redução da pobreza.

Esta conquista será possível, reza a nota à imprensa do Banco Mundial através do reforço do sector bancário e da capacidade do Banco de Moçambique em termos de supervisão, de gestão do sistema bancário nacional e das infra-estruturas financeiras.

O projecto vai ainda contribuir ainda para a evolução do sistema de responsabilização e de transparência financeira, através da introdução de um mecanismo internacional de transparência financeira para os bancos comerciais e as grandes empresas.

XS
SM
MD
LG