Links de Acesso

A violência irrompeu


A violência irrompeu quando muitas pessoas cercaram a caravana automóvel de Kizza Besigye, quando o político e membros do seu Fórum para a Mudança Democrática estavam a ser escoltados para a esquadra central da policia em Campala.

Beatrice Hamjuni-Smith, que viajava no carro de Besigye afirmou a VOA que havia muitas pessoas nas ruas e disparos que foram dispersas pela policia com gás lacrimogéneo, mas que depois acabaram por voltar ficando uma grande confusão.

De acordo com outras testemunhas pessoas nas ruas de Campala incendiaram carros, atiraram pedras e pilharam lojas.

A senhora Hamjuni-Smith informou que as autoridades ugandesas não apresentaram nenhuma indicação sobre porque é que Besigye foi preso.

Uma noticia da agencia Reuters dá conta de que o Ministério Publico acusou Besigye de traição, acusando-o de tentar derrubar o governo sob a cobertura de um grupo rebelde ugandes na Republica Democrático do Congo, chamado Exercito de Redenção Popular.

Kizza Besigye, que lidera o partido político Fórum para Mudança Democrática, foi um candidato presidencial que concorreu contra o presidente Yoweri Museveni nas eleições em 2001. Posteriormente seguiu para o exílio na África do Sul na sequência de ameaças de morte contra a sua pessoa.

Besigye regressou ao Uganda no passado dia 26 de Outubro sendo o candidato presidencial pelo seu partido nas eleições presidenciais ugandesas a realizarem-se em Março do próximo ano.

Kizza Besigye acusou o governo do Uganda de ser uma ditadura e de ter presos políticos.

Os partidos políticos no Uganda foram restringidos severamente no passado. Foi só apenas em 1 de Julho deste ano que os regulamentos foram abrandados após um referendo que autorizou o restabelecimento da política multi partidária.

XS
SM
MD
LG