Links de Acesso

A Indonésia tenciona recrutar estudantes e voluntários


A Indonésia tenciona recrutar estudantes e voluntários para se juntarem a especialistas internacionais de saúde nas buscas casa a casa para tentar encontrarem galináceos infectados com o vírus da febre das aves.

O ministro da Agricultura indonésio, Anton Aoriyantono, indicou que especialistas da FAO, vão treinar os estudantes a detectar galináceos doentes.

Referiu que a Indonésia necessita de toda a ajuda que possa obter para acompanhar o alastramento do vírus H5N1, que se tornou endémico em algumas áreas do país.

'Na primeira fase iremos usar estudantes para a vigilância, mas no próximo mês, com a FAO, estamos a pensar não apenas em estudantes como ainda em voluntários, que possamos recrutar. Não pretendemos vigiar a totalidade da Indonésia que é muito grande, por isso iremos concentrar-nos nas áreas endémicas.'

O vírus encontra-se concentrado essencialmente nas ilhas de Java, Sumatra e de Sulawesi, mas foi detectado por todo ao arquipélago.

O ministro da Agricultura indicou que os detalhes da operação dos voluntários vão ser discutidos durante um encontro a começar amanhã, sexta feira, na cidade de Bogor.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, sete pessoas apresentaram testes positivos do vírus H5N1 na Indonésia, desde Julho, e quatro deles faleceram.

Mais de 60 pessoas morreram com a febre das aves em quatro países do Sudeste Asiático, desde que irrompeu a doença na região nos finais de 2003, bem como a dezenas de milhões de galinhas.

Ate este momento infecções em seres humanos tem sido proveniente de contacto directo com aves doentes, mas especialistas de saúde sustentam que o vírus pode transformar-se num género que se espalhe facilmente de humano para humano, e desencadeando uma pandemia mundial.

O porta voz da OMS para a região do Pacifico Ocidental, Peter Cordingley indicou que a agencia espera que o vírus se espalhe pela Europa, mas continua a sustentar que a Ásia continua a ser a zona mais perigosa.

'Estamos obviamente preocupados com a Europa, embora tivéssemos esperado que assim ocorresse ... eles têm os meios para manter o vírus nas aves, se trabalharem como devem. A Ásia continua a ser o ponto de partida, e a nossa avaliação continua a ser a mesma : encontra-se ali a ameace para a saúde publica.'

A Indonésia procede, em Bali, a testes em dezenas de galinhas para avaliar se terão morrido de febre das aves, com as autoridades a indicarem que os resultados serão conhecidos dentro de uma semana.

XS
SM
MD
LG