Links de Acesso

Estão à procura de desculpas


A Frente Cívica Unida, de Seif Sharif Hamad, disse aos jornalistas na quinta-feira, hoje, na localidade de Stone Town, que ele e o seu partido vão aceitar a derrota nas eleições gerais do domingo se houver provas que as mesmas foram realizadas de acordo com as práticas e regulamentos eleitorais:

’...esperamos que as restantes fases eleitorais sejam livres e justas. Se for assim, vamos aceitar os resultados e oferecer a nossa cooperação ao vencedor das eleições...’

Mas, Sharif Hamad adiantou que se for claramente provado que a Frente Cívica Unida ganhou a maioria dos votos nas ilhas semi-autónomas, e se a comissão eleitoral de Zanzibar declarar a vitória do Partido Chama Cha Mapinduzi, no poder, o seu partido vai organizar manifestações pacificas de protesto.

O líder oposicionista zanzibarita descreveu aos jornalistas uma serie de irregularidades que disse terem sido cometidas e que podem afectar a legitimidade dos resultados eleitorais.

Disse que os lideres políticos locais bloquearam mais de 12 mil pessoas impedindo-as de se registarem para o voto. Mas Hamad não deu a sua lista.

Afirmou também que o Partido Chama Cha Mapinduzi estabeleceu campos de educação e preparação dos jovens para atacarem apoiantes da oposição com armas caseiras.

Quanto ao partido no poder, Chama Cha Mapinduzi, rejeita as alegações de estar a fomentar a violência em Zanzibar ou noutras zonas da Tanzânia. Numa entrevista recente o Secretario-adjunto do Partido Chama Cha Mapinduzi, Moses Nnauye, disse à Voz da América que o Partido Frente Cívica Unida iria provavelmente perder as eleições, sendo essa a razão porque os seus lideres se estão a queixar:

’...estão à busca de desculpas porque sabem certamente que vão perder a eleição. Para alguns destes lideres, por exemplo, o Professor Libumba e Seif Sharif Hamad, esta é a sua terceira tentativa, e sou de opinião que sabem que se não conseguirem desta vez, o eleitorado não vai mais necessitar deles. Estão à busca de desculpas quando dizem que as eleições não foram livres e justas...’

Por sua vez, Nnauye afirma que a comissão eleitoral do Zanzibar não está a favorecer o seu partido.18 partidos políticos em Zanzibar participam nas próximas eleições de 30 de Outubro, as terceiras desde a restauração do multipartidarismo na Tanzânia em 1992. Em Zanzibar seis partidos apresentaram candidatos presidenciais, enquanto o Continente apresentou 10.

Analistas afirmam que a corrida presidencial está entre o Partido Chama Cha Mapinduzi e a Frente Cívica Unida, enquanto que em Zanzibar, que consiste em três ilhas, as relações entre aqueles dois partidos são tensas.

O Zanzibar tem o seu próprio presidente, e administração própria nos domínios financeiro, judicial e outros, mas partilha no governo unido com a Tanzânia, no Continente.

O Partido Chama Cha Mapinduzi e o seu predecessor, tem governado a Tanzânia desde 1964.

XS
SM
MD
LG