Links de Acesso

Harriet Miers retirou a nomeação


A individualidade escolhida pelo presidente Bush para um lugar no Supremo Tribunal de Justiça, Harriet Miers, retirou a nomeação face às criticas formuladas por parte de activistas conservadores republicanos.

A nomeação de Miers deparou com problemas praticamente desde o inicio, tendo a controvérsia terminado quando Miers informou a Casa Branca que tinha decidido retirar-se da nomeação.

Uma declaração divulgada pelo presidente Bush indicava que tinha aceitado, com relutância, a decisão. O presidente responsabilizou a decisão em apelos feitos por parte de senadores dos dois partidos no sentido de terem acesso a documentos da Casa Branca , que o presidente insiste devem ser protegidos ao abrigo do privilegio do Executivo.

Senadores dos dois partidos exigiam documentos para as audiências de confirmação sobre posições que Miers havia adoptado sobre vários temas enquanto conselheira da Casa Branca.

Entre os que apoiaram a retirada da nomeação encontra-se o Senador Republicano do Mississippi, Trent Lott.

'Agrada-me que ela tenha chegado à conclusão de que deveria retirar-se. Penso ser no interesse do Presidente e nos interesses do pais.'

Harriet Miers tinha sido designada a 3 de Outubro para substituir a Juiz do Supremo Tribunal, que se reforma, Sandra Day O’Connor.

Todavia e logo desde o inicio Miers deparou com oposição por parte de activistas conservadores que desejavam que o presidente tivesse feito a selecção entre os vários juristas conservadores para substituir a juiz moderada O’Connor.

Os conservadores queixavam-se igualmente das qualificações legais de Miers e que teria sido escolhida essencialmente pelo longo serviço prestado a Bush, primeiro enquanto Governador do Texas e depois como Presidente.

Os democratas na oposição que tinham prometido fazer perguntas muito concretas durante as audiências de confirmação, tinham-se mantido silenciosos, preferindo deixar para os republicanos o debate das qualificações.

O presidente vai ter de designar uma individualidade para substituir a Juiz O’Connor que vai permanecer no Supremo Tribunal ate que o Senado confirme o seu sucessor.

XS
SM
MD
LG