Links de Acesso

As necessidades das crianças e das mulheres grávidas seropositivas


Muitas vezes as crianças são esquecidas na luta contra a SIDA, advertiram os responsáveis da ONU ao lançarem a campanha contra o HIV, a nível global, tendo por foco as necessidades das crianças e das mulheres grávidas seropositivas a fim de impedir a contaminação dos seus bebés.

Em África, o HIV-SIDA tem atingido largas proporções ,tendo morrido o ano passado no Continente, vitimas da SIDA 510 mil crianças,90 por cento das quais na África Sub-Sahariana, onde a pobreza parece ser o factor agravante, enquanto, por outro lado, no mesmo período menos de 300 crianças morreram nos países mais ricos, afirma o relatório da UNICEF.

Per Engebak, Director da UNICEF para a África Oriental e Austral disse que 15 milhões de crianças, maioritariamente em África, perderam ambos ou um dos pais devido à SIDA. Muitas delas, sobretudo as meninas, são forçadas a abandonar a escola, assumindo responsabilidades de adultos para pagar os custos de saúde da família:

‘...as crianças necessitam de ser reconhecidas publicamente como sendo o grupo etário tão afectado pela SIDA como os adultos. Esperamos que a comunidade internacional reconheça as necessidades especificas das crianças quanto ao HIV-SIDA. As crianças órfãs são as mais vulneráveis, sendo esta a tarefa que nos confronta de momento...’

Ann Venemen, Directora da UNICEF, falando na sua sede em Nova Yorque esta semana, disse que a pandemia da SIDA na África Sub-Sahariana está a impedir anos de progresso para as crianças. A percentagem das crianças que na África Sub-Sahariana sofrem do HIV ultrapassa a casa dos 85 por cento do total das crianças seropositivas de menos de 15 anos de idade, enquanto menos de 5 por cento das mesmas recebem cuidados de saúde adequados. Também na África Sub-Sahariana apenas 10 por cento das mulheres gravidas seropositivas tem acesso aos medicamentos que possam impedir a infecção dos seus bebés.

O Director Per Engeback afirma que os governos africanos e os doadores internacionais devem acelerar os seus esforços de ajuda às crianças vitimas do HIV-SIDA. A campanha das Nações Unidas, disse ele, tem por objectivo principal o fornecimento de mais medicamentos anti-retrovirais às crianças e às mulheres gravidas.

Duas agencias das Nações Unidas, a UNICEF e a UNAIDS estão a chefiar os esforços da campanha global para a utilização da verba de cerca de 55 biliões de dólares que espera angariar este ano para a aquisição de ajudas medicamentosas para as crianças e mulheres grávidas da África e a nível global.

XS
SM
MD
LG