Links de Acesso

Esconder as dádivas financeiras estrangeiras


Job Sikhala, membro do parlamento pelo Partido do Movimento para a Mudança Democrática, disse que os lideres do partido receberam fundos no valor de dois milhões e meio de dólares, recusando aos restantes elementos do grupo que expressassem as suas opiniões a respeito da forma da utilização e distribuição dos mesmos.

Sikhala ,citado em varias fontes noticiosas, teria afirmado que a verba provinha da Nigéria e do Ghana, assim como, possivelmente também, do Taiwain. Diplomatas da Nigéria e do Ghana, em Harare, recusaram comentar.

Vários dos seis membros da comissão administrativa do Movimento Para a Mudança Democrática tem debatido, entre si, noticias segundo as quais o Presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo, teria concedido ao partido de Tsvangirai uma larga soma de dinheiro durante a visita do político zimbabwiano a Abuja em Julho passado.

Desde a formação do Partido Movimento Para a Mudança Democrática em Setembro de 1999,e a estreita margem de derrota que sofreu durante a eleição presidencial, no ano seguinte, a administração do Presidente Mugabe aprovou um pacote de leis tornando ilegais patrocínios estrangeiros aos partidos zimbabwianos.

Fundos começaram a escassear ao movimento de Tsvangirai quando as companhias de negócios que anteriormente financiavam a oposição foram forçadas pelo governo a retirarem as suas ajudas financeiras às forças oposicionistas, tendo muitos lideres de negócios que apoiavam o grupo de Tsvangirai fugido para a África do Sul e Grã-Bretanha nos últimos três anos.

Destacados membros do Movimento Para a Mudança afirmam que o partido vira-se entretanto forçado a esconder as dádivas financeiras estrangeiras, receando represálias contra os doadores por parte do governo.

Morgan Tsvangirai afirma não ter qualquer conhecimento a respeito das alegações de Job Sikhala, enquanto, por sua vez, o Secretario-geral do Partido, Weshman Ncube, também nega ter conhecimento de quaisquer dádivas financeiras da África Ocidental ou do Taiwan.

Sikhala fez aquelas alegações na altura em que se verificam cisões no seio do partido oposicionista quanto a sua participação nas eleições ao senado no proximo mês.

Tsvangirai opõe-se à participação do seu partido ,mas a autoridade superior do mesmo, o Concelho Nacional, votou a participação do partido da oposição nas eleições.

Um membro fundador do Movimento para a Mudança Democrática, elemento influente do executivo do mesmo partido, Roy Bennett, disse que as alegações são o resultado dos esforços dos serviços secretos do Partido Zanu-Frente Patriótica para dividir a oposição.

Por sua vez, o porta voz governamental, George Charamba, foi citado pelo jornal governamental Herald como tendo afirmado que o Movimento Para a Mudança Democrática tem sido até aqui fantoche da Grã-Bretanha e doutros países ocidentais, tendo sobrevivido apenas através dos donativos estrangeiros.

XS
SM
MD
LG