Links de Acesso

Poderão constituir um desperdício


O recém indigitado coordenador para a campanha mundial contra a gripe das aves, David Nabarro disse que os esforços feitos e as medidas adoptadas por alguns governos preocupados com uma eventual epidemia mundial da gripe das aves, poderão constituir um desperdício, uma vez que se desconhece o foco onde a doença poderá eventualmente ter origem.

Um pouco por todo o mundo esforços estão sendo envidados para se lidar com os potenciais riscos de um surto da doença, que resultaria da evolução do vírus provocador da gripe das aves.

Especialistas de todo o mundo tem estado a coordenar esforços e medidas, para que o mundo esteja preparado a fazer face a uma eventual pandemia.

A menos de duas semanas, as Nações Unidas designaram o Dr. David Nabarro, um ex. funcionário da Organização Mundial de Saúde, para coordenar a campanha de prevenção daquela organização mundial contra gripe das aves.

Nabarro reconheceu recentemente que uma eventual epidemia da doença será inevitável, mas garantiu que muitas acções podem ainda ser adoptadas no sentido de se prever a evolução do vírus provocador da gripe das aves.

‘Haverá decerto uma pandemia da gripe das aves, mas não sabemos quando. Poderá ser branda ou severa, ou ainda extremamente severa.’

David Nabarro é ainda da opinião que nesta fase de preparação para se fazer em face da actual pandemia que afecta a população das aves em vários países, tornou-se particularmente urgente a necessidade de intensificação do processo de identificação do vírus H5N1.

De acordo com este funcionário da ONU, os governos terão para o efeito ter que fazer opções difíceis .

Apesar de medidas de prevenção estarem a ser adoptadas, adverte Nabarro a preocupação em face de inexistência de vacinas pode ser inútil.

‘Não sabemos o que vai resultar da transformação genética que uma eventual variante do vírus será porventura alvo... por conseguinte não podemos ter a certeza que a existência de vacinas em quantidade será funcional. Assim que a variante do vírus surgir, com potencial a pandemia, vai necessário agir com rapidez para se preparar para a fase de produção de vacinas.’

Aquele funcionário das Nações Unidas alerta ainda que poderão ser necessários pelo menos seis meses para que as vacinas sejam desenvolvidas e para que estoques suficientes estejam disponíveis no mercado.

Para Nabarro um tal intervalo de tempo poderá ser curto, pelo que Organização Mundial de Saúde está a tentar outras opções, para conseguir a aceleração do processo de produção das vacinas.

‘Penso que a percepção geral da situação de pandemia é esta... haverá a necessidade de se ter disponível as vacinas num período inferior aos seis meses inicialmente previstos, isto devido à rapidez com que a pandemia poderá se alastrar e começar a ter efeitos na sociedade.’

Mais de 60 pessoas morreram já vitimas do vírus H5N1 desde 2003. Um surto da gripe das aves foi recentemente confirmado na Turquia, onde milhares de aves foram abatidas.

A União Europeia decidiu por seu lado interditar a importação de aves vivas daquele pais e medidas semelhantes poderão ser adoptadas contra eventuais outros países onde forem detectados surtos da doença.

XS
SM
MD
LG