Links de Acesso

Ponte área de capacetes azuis do Ruanda para a região de Darfur


Aparelhos e tropas dos Estados Unidos iniciaram uma ponte área de capacetes azuis do Ruanda para a região de Darfur. A operação faz parte da missão da União Africana destinada a melhorar a segurança e a facilitar a ajuda humanitária na zona devastada pela guerra.

Cento e cinquenta militares dos Estados Unidos e quatro aparelhos C –130 foram enviados da base área de Ramstein, na Alemanha, para a capital do Ruanda, Kigali, para o transporte de 550 capacetes azuis do Ruanda com destino a Darfur. As tropas norte americanas não ficam em Darfur.

O oficial de relações publicas do Octogésimo sexto Esquadrão de transporte, a capitão Jennifer Lovett, indicou que a missão cumpre o calendário, apesar de pequenos problemas técnicos com os aparelhos. Lovett acrescentou que o moral entre as tropas americanas é optimista.

‘As missões humanitárias são daquelas, gostaria de destacar, de que mais gostamos, porque podemos melhorar a situação. Penso que toda a ajuda é benvinda no Sudão ... se pudermos transportar militares e isso é positivo, todos nos ficamos contentes.’

A missão ocorre numa altura crucial, pois a União Africana acusara a semana passada o governo de Cartum de associação com as milícias árabes em Darfur, após 29 pessoas terem sido mortas num ataque sem precedentes a um campo de deslocados.

O conflito de dois anos e meio em Darfur teve inicio quando rebeldes pegaram em armas contra o governo de Cartum. Seguiu-se uma campanha de terra queimada desencadeada pelas milícias árabes apoiadas pelo governo, denominadas de Janjaweed. Cerca de 180 mil pessoas terão morrido e dois milhões de outras foram deslocadas pelos confrontos.

Os Estados Unidos classificaram de genocídio o conflito de Darfur.

A ponte aérea desta semana faz parte de uma iniciativa alargada por parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte – a NATO – para levar assistência humanitária para a conturbada região.

Um porta voz da NATO referiu que a missão vai prosseguir nos próximos meses com o transporte de tropas da Gâmbia, do Ghana e do Quénia, com a assistência de forças italianas e alemãs.

XS
SM
MD
LG