Links de Acesso

Os países do Sudeste Asiático aumentaram as medidas antiterroristas


Especialistas de segurança no Sudeste Asiático consideram que apesar de alguns reveses como os recentes ataques bombistas em Bali, a região obteve nos últimos anos grandes avanços na luta contra o terrorismo

Desde os ataques do 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos e dos atentados bombistas em Bali no ano seguinte, os países do Sudeste Asiático aumentaram as medidas antiterroristas. Os atentados bombistas do passado sábado, em Bali, levantam no entanto a questão de saber se terão feito o necessário.

Especialistas de segurança regional sustentam que tem sido realizada melhoria na segurança interna e das fronteiras, bem como no aumento da cooperação regional entre os governos e as forças de segurança.

Desde os atentados bombistas de 2002 em Bali, que mataram 202 pessoas, as autoridades do Sudeste Asiático detiveram e enviaram para a cadeia centenas de suspeitos militantes islâmicos, incluindo vários dirigentes com laços às organizações terroristas al-Qaida e Jemaah Islamiyah. Mais de trinta membros da Jemaah Islamiyah ligados aos atentados de Bali de 2002 foram julgados, condenados e em vários casos condenados à morte.

Mais de uma dúzia foi detida pelo papel desempenhado no atentado bombista de Agosto de 2003 contra o Hotel Marriott em Jacarta.

O consultor de segurança Mike Horner de uma empresa de Singapura pensa que estes êxitos não estão a ser reconhecidos.

‘Não ouvimos falar com frequência dos êxitos que os governos obtêm contra grupos terroristas por que são obtidos antes que possam ocorrer . Infelizmente aquilo que se houve são os ataques terroristas que se registam como o de sábado, em Bali.’

Horner acredita que a razão porque os terroristas tem escolhido alvos como os restaurantes das praias reside em parte ao reforço da segurança contra as embaixadas, escolas, centros comerciais e edifícios governamentais.

Especialistas em terrorismo pensam que as bombas escondidas em pequenos sacos indicam que os militantes já não têm capacidade para construir e colocar bombas de grande volume – como no caso da carrinha carregada de explosivos utilizada em Bali há três anos atras.

Outros especialistas e dirigentes sustentam que embora o aumento das iniciativas antiterroristas tenha registado êxito, mais necessita de ser feito para erradicar grupos como a Jemaah Islamiya, que se suspeita na autoria dos atentados bombistas de sábado.

Rohan Gunuratna especialista de terrorismo do Instituto de Defesa e Estudos Estratégicos de Singapura, considera que os governos regionais – em particular os dirigentes indonésios – não estão a fazer o necessário para combater o terrorismo.

‘O governo indonésio não classificou a Jemaah Islamiya como grupo terrorista. A Jemaah Islamiya e uma organização legal, perfeitamente legal para distribuir propaganda, proceder a recrutamento, e angariar dinheiro.’

O Sudeste Asiático sofre de determinados problemas que dificulta a erradicação do terrorismo. Um desses problemas, reside na cada vez mais difusa e descentralizada natureza dos grupos regionais de militantes.

Isto resulta em parte das repressões dos últimos anos. Com muitos dirigentes e operacionais na cadeia ou a serem perseguidos, torna-se difícil para os militantes construírem células grandes. Pequenos grupos, operando independentes de qualquer hierarquia conhecida são difíceis de encontrar.

Igualmente as enormes e porosas fronteiras de muitos países do Sudeste Asiático tornam difícil controlar e seguir os movimentos de indivíduos ou de grupos que circulem entre os países.

XS
SM
MD
LG