Links de Acesso

TAAG e Boeing selam acordo


A TAAG , Linhas Aéreas de Angola e a Boeing formalizaram esta terça-feira no Departamento de Transportes do Estados Unidos o acordo alcançado em Julho em Seattle relativo à venda de 6 novos aviões.

Ao abrigo do novo acordo a Boeing fornecerá à TAAG dois aviões do TIPO Boeing 777-200 ER e de quatro do tipo 737-700 . A operação está avaliada em cerca 990 milhões de dólares sendo que destes, trezentos milhões foram avançados por um sindicato de bancos liderado pelo Banco Africano de Investimento, BAI, de Angola. O banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos, EXIMBANK cobrirá o resto da operação.

Para este efeito, antes do compromisso entre a TAAG e a Boeing as autoridades foram ao Eximbak onde assinaram o certificado que cobre o empréstimo para a compra dos aviões. Estiveram presentes por Angola, o ministro das Finanças, José Pedro de Morais, o governador do Banco Nacional de Angola, Amadeu Maurício e o presidente do Conselho de Administração da TAAG, Mateus Neto.

O contrato entre a Boeing e a TAAg prevê que o primeiro dos Boeings 777 seja entregue em julho de 2006. A TAAG receberá na mesma altura o primeiro dos 4 Boeings 737 700. Os restantes aviões nomeadamente um Boeing 777, e 3 737 serão entregues até final do ano de 2006.

A compra destes aviões faz parte de um plano de substituição da frota da TAAG. A companhia angolana pretende substituir os dois 747-300s e os cinco 737-200 que tem ao seu serviço.

Os novos Beoing 777 de TAAG serão configurados para transportar 263 passageiros e 20 toneladas da carga. Consomem menos combustíveis e necessitam menos manutenção do que os 747 que a companhia tem ao seu serviço actualmente. A queima de combustível é 36 por cento menos do que o modelo mais velho 747s e o custo de manutenção é 61 por cento mais baixo.

XS
SM
MD
LG