Links de Acesso

O recente surto da gripe das aves


O recente surto da gripe das aves

O recente surto da gripe das aves

O Ministro de Saúde da Indonésia adverte que o recente surto da gripe das aves poderá facilmente transformar-se em epidemia, enquanto as autoridades anunciam planos para o encerramento dos aviários nas áreas rurais afectadas.

Especialistas em questões de saúde dizem estar preocupados pelo facto de não poderem identificar a origem do vírus H5N1 que tem causado pelo menos cinco mortes nas ultimas semanas.

O porta voz da Organização Mundial de Saúde, Bob Dietz, disse que existe a preocupação do vírus poder propagar-se aos seres humanos:

’...a ameaça ...a muito...muito...muito grave ameaça de que cedo ou tarde aquela espécie de vírus poderá transferir-se entre os seres humanos...significa que poderá reduzir a população humana muito rapidamente através do globo...’

Seis casos suspeitos da gripe das aves estão sob observação num hospital de Jakarta, enquanto o sétimo, uma criança de cinco anos, morreu na quarta-feira.

A maior parte das 60 pessoas que morreram do vírus em quatro países asiáticos desde o surto da epidemia em 2003,tornaram-se infectadas através do contacto com as aves, enquanto o porta voz da OMS, Bob Dietz afirma que transmissões de pessoa a pessoa já terão acontecido, mas numa base limitada.

Entretanto, especialistas em saúde, da Austrália, dos Estados Unidos e do Canadá são esperados na Indonésia para avaliar a situação.

XS
SM
MD
LG