Links de Acesso

Há quatro anos, a 11 de Setembro de 2001


Há quatro anos, a 11 de Setembro de 2001, cerca de três mil homens, mulheres e crianças de mais de 90 países foram mortas, quando terroristas atacaram os Estados Unidos, destruindo o World Trade Center, em Nova Iorque, e danificando o Pentágono, perto de Washington DC. Desde esse dia horrível, os Estados Unidos e os seus aliados lançaram uma campanha mundial contra o terrorismo global.

O presidente George W. Bush diz que a campanha terá êxito. Num recente discurso, comemorando o sexagésimo aniversario do fim da Guerra Mundial, que comparou coma guerra ao terrorismo, devido ao desafio enfrentado pelos Estados Unidos e seus aliados, durante a Segunda Guerra.

‘No meio desta luta temos confiança na nossa causa, porque vimos o poder da liberdade sobrepor-se à tirania e ao terror.’

A lição do passado, disse Bush, é que a arma mais poderosa no arsenal da democracia reside no espírito da liberdade.

‘O espírito da liberdade coopera connosco hoje. Pelo Médio oriente podemos ver o poder da liberdade para transformar nações e levar a esperança às populações que não a conhecem. No Afeganistão e no Iraque, no Líbano e nos territórios palestinianos, as populações têm ido às urnas e escolhido os seus dirigentes em eleições livres. O seu exemplo inspira milhões de outros na região em reclamar a sua liberdade.’

O objectivo dos Estados Unidos e seus aliados é claro.

‘Permanecemos ao lado do povo do Iraque e prevaleceremos. .. Construiremos um Iraque livre, que combaterá os terroristas em vez de lhes dar ajuda e santuário. Um Iraque livre oferecerá às populações do Médio oriente uma alternativa esperançosa, em contrapartida com a ideologia do ódio professada pelos terroristas.

Na guerra contra o terrorismo internacional, disse Bush, iremos prevalecer, porque esta geração está determinada em enfrentar as ameaças da nossa era. Iremos prevalecer porque esta geração deseja legar um mundo de maior esperança para os nossos filhos e netos. Prevaleceremos porque o desejo de viver em liberdade encontra-se imbuído na alma de cada homem, mulher e criança deste planeta.

XS
SM
MD
LG