Links de Acesso

O primeiro encontro com dirigentes separatistas da Caxemira


O primeiro ministro indiano vai realizar na próxima semana o primeiro encontro com dirigentes separatistas da Caxemira.

Um porta voz do governo indiano precisou que uma facção moderada do movimento separatista da Caxemira conhecida por Conferencia dos Partidos de Huriyat, vai encontrar-se com o primeiro ministro em Nova Deli, na próxima segunda feira.

Será o primeiro dialogo entre os separatistas da Caxemira e as autoridades indianas em mais de um ano. A Conferencia Huriyat, sediada na parte indiana da disputada região, efectuou conversações com o antecessor do primeiro ministro Singh, em 2004.

Desde então, a situação na Caxemira melhorou, essencialmente devido ao processo de paz iniciado em Janeiro passado entre a Índia e o Paquistão, países que reivindicam aquela região dos Himalaias.

Um dirigente do Huriyat, Omar Farooq afirmou a televisão que o dialogo faz parte das iniciativas para criar confiança entre as partes e procurar um acordo pacifico para a Caxemira.

‘A agenda e bem clara ... acreditamos ter chegado à altura para resolver a questão política de Jammu e da Caxemira. Existe um processo de dialogo entre a Índia e o Paquistão, e o povo da Caxemira necessita de estar envolvido.’

Os dirigentes Huriyat vão avistar-se com o primeiro ministro indiano mais de dois meses apôs terem visitado o Paquistão onde foram recebidos pelos responsáveis locais.

O analista político independente, Shankar Jha refere que a liderança Huriyat está ansiosa por se envolver nas discussões, e que podem desempenhar um papel crucial à medida que os dois rivais sul asiáticos procuram uma solução para uma questão de longa data.

‘Eles gostariam de ter um papel similar nas discussões e apresentar os seus pontos de vista, e o que consideram deva ser feito. Desejam ser uma ponte entre a Índia e o Paquistão.’

As conversações ocorrem duas semanas antes do primeiro ministro indiano se encontrar com o presidente Paquistanês em Nova Iorque , a margem da Assembleia Geral das Nações Unidas.

XS
SM
MD
LG