Links de Acesso

UNICEF anunciou uma nova campanha de imunização


A Indonésia noticiou, em Março passado o primeiro surto de pólio, da ultima década, e desde então e apesar de duas campanhas de imunização, mais de 220 crianças foram infectadas.

A UNICEF anunciou uma nova campanha de imunização, esta marcada para decorrer entre 30 de Agosto e 27 de Setembro, destinada a alcançar mais de 24 milhões de crianças.

David Hipgrave, o responsável pelo departamento de saúde e nutrição da UNICEF, sustenta que a Indonésia detêm o mais elevado índice de infecção e que a doença transmitida através da agua constitui uma ameaça global.

'Trata-se de um problema latente não apenas para a Indonésia, como ainda a nível global. Estamos a beira de poder erradicar a pólio. Muitos outros países nos quais o vírus foi re introduzido tem combatido com êxito a re introdução, e os surtos tem sido contidos. Precisamente isto que estamos a procurar obter com estas duas campanhas de imunização.'

A Iniciativa para a Erradicação Global da Pólio, desencadeada pela UNICEF, a Organização Mundial de Saúde, e os Centros para o Controle e Prevenção de Doenças norte americanos, e ainda pelo Rotary International, fez com que os casos de pólio, a nível mundial desceram 99 por cento desde 1988.

A campanha sofreu, no entanto, um revés, há dois anos atras, quando muitas pessoas na Nigéria recusaram-se a vacinar as suas crianças após noticias de que a vacina podia espalhar a SIDA e causar esterilidade.

Surtos registaram-se desde a Nigéria, através de África, do Médio Oriente ate a Indonésia – infectando 16 países que já se encontravam livres da pólio.

Hipgrave refere que a campanha de vacinação em massa na Indonésia torna-se crucial para suster o alastramento da doença, que é transportada nos dejectos humanos, altamente infecciosos, atacando habitualmente crianças com menos de cinco anos de idade. Ataca o sistema nervoso, e paralisa ou mata muita das suas vitimas.

'Todas as crianças – mais de 24 milhões – serão vacinadas com duas gotas . Teremos 245 mil postos de imunização, trata-se de um esforço enorme, que custa muito dinheiro, e envolve muitas pessoas, necessitando do maior índice de apoio.'

Duas campanhas de vacinação anteriores realizadas em Maio e Junho, alcançaram cada uma delas, seis milhões de crianças.

XS
SM
MD
LG