Links de Acesso

A Indonésia reduziu em quatro meses e meio a pena de prisão de 30 meses


A Indonésia reduziu em quatro meses e meio a pena de prisão de 30 meses que tinha sido aplicada a Abu Bakar Bashir, pelo papel desempenhado nos atentados bombistas de 2002 em Bali, que mataram 202 pessoas, incluindo muitos turistas estrangeiros.

A redução de penas de cadeia constitui uma pratica normalmente atribuída, anualmente, a prisioneiros com bom comportamento por altura do Dia de Independência da Indonésia. Os detidos com pena de morte, ou que estejam a servir sentenças perpétuas, não beneficiam desta amnistia.

A redução da sentença de Bashir enfureceu alguns australianos, nação que perdeu 88 cidadãos nos atentados bombistas registados na estancia de turismo de Bali na Indonésia.

Eric De Haart, membro de uma equipa de rugby de Sydney, que se encontrava no exterior de um dos clubes nocturnos de Bali quando a bomba explodiu, matando seis dos seus colegas de equipa, e ferindo dezenas de outros, classifica a decisão como frustrante para as vitimas e seus familiares ...

‘Muito desapontante para mim pessoalmente, e profundamente injusto para os familiares dos que foram mortos. Parece que os Indonésios consideram que as vidas daqueles jovens não têm valor algum’...

Na segunda feira, o ministro dos estrangeiros australiano, Alexander Downer afirmara que o seu país iria protestar contra uma redução da sentença aplicada a Bashir, sentença que a Austrália considera ter sido demasiado curta.

Bashir foi condenado por envolvimento numa conspiração criminosa que culminou nos atentados bombistas de 2002 em Bali, mas foi ilibado da acusação mais seria de ter planeado ataques terroristas.

Um advogado de Bashir, Wirawan Adnan referiu que a equipa não tinha solicitado clemência ao governo ou mesmo a redução da pena, por que tal significaria admitir a culpabilidade de Bashir.

Dezassete outros envolvidos nos atentados bombistas de Bali, que tinham sido condenados a 16 anos de cadeia, viram as suas penas de prisão serem reduzidas em três meses.

Bashir tem sido acusado por alguns governos, incluindo os da Austrália e dos Estados Unidos, de ser o dirigente espiritual da Jemaah Islamya, um grupo terrorista do sudeste asiático com ligações à al-Qaida.

A Jemaah Islamya é tida como sendo responsável por uma serie de ataques terroristas, incluindo os atentados bombistas de 2002 em bali, o ataque bombista de 2003 contra o Hotel Marriott, em Jacarta que custou a vida a 12 pessoas, e os ataques suicidas de 2004 no exterior da embaixada australiana em Jacarta que matou onze pessoas.

Autoridades indonésias anunciaram planear libertar no Dia da Independência centenas de rebeldes do Movimento do Aceh Livre que se encontram detidos. Um acordo de paz assinado na segunda feira com o Movimento rebelde prevê a libertação de todos os presos políticos do conflito na província norte da Indonésia, do Aceh.

XS
SM
MD
LG