Links de Acesso

A situação no Sudão após a morte de Garang


Numa decisão tendente a reflectir a preocupação dos Estados Unidos sobre a situação no Sudão após a morte de Garang, a administração Bush enviou duas entidades superiores para conversações urgentes com as partes envolvidas no acordo de paz norte – sul concluído no inicio deste ano.

A secretaria de Estado adjunto para a Questões Africanas, Constance Newman, e novo enviado especial para o Sudão, Roger Winter, deixaram Washington rumo ao Sudão, escassas horas após ter sido confirmada a morte de Garang num acidente de helicóptero.

Garang que estudou nos Estados Unidos, dirigente do Movimento de Libertação do Povo Sudanes, tornou-se vice-presidente do novo governo de unidade nacional sudanes, a nove de Julho, ao abrigo de um acordo de paz que pôs termo a 22 anos de conflito.

Foi uma figura critica nas longas conversações para a obtenção de um acordo de paz abrangente e um visitante assíduo de Washington, a sua morte deu origem a uma manifestação de profunda pena por parte da Casa Branca, que o denominou de dirigente visionário e de um verdadeiro pacificador.

O porta voz da Casa Branca, Scott McClellan referiu que Garang estava comprometido com o avanço do processo de paz, e que uma forma de o honrar constitui a aplicação do acordo.

A secretaria de Estado, Condoleezza Rice, que se tinha encontrado com Garang na visita ao Sudão de há duas semanas atras, telefonou a viuva, Rebecca, apresentando condolências, e numa declaração escrita reiterou o firme compromisso dos Estados Unidos para com a causa da paz no Sudão, incluindo Darfur.

O porta voz em exercício do departamento de Estado, Thomas Casey referiu que os dois responsáveis americanos vão efectuar conversações, em Cartum, e no sul do Sudão, para ajudar a manter o acordo Norte – Sul, que acentuou fornece a base para o governo de unidade.

'De destacar que o acordo de paz estipula que o sucessor de Garang deve ser designado, no prazo de duas semanas, pelo Movimento de Libertação do Povo Sudanes. Tanto quanto sabemos a sua direcção esta reunida no sul do Sudão, mantendo consultas sobre o assunto. Esperamos e desejamos que seja uma sucessão ordeira para a posição de primeiro vice-presidente.'

Uma entidade que dialogou com os jornalistas acrescentou que, mau grado as noticias de violência em Cartum após a morte de Garang, responsáveis dos Estados Unidos ficaram sensibilizados pelas declarações do Movimento de comprometimento com o avanço do acordo de paz.

A mesma fonte acrescentou que o governo sudanes iniciou uma investigação ao acidente que inclui a participação do Movimento de Libertação, e que ainda não foi feito pedido para a assistência técnica americana ao inquérito, mas que os Estados Unidos estão preparados para o fazer, se para tal forem solicitados.

XS
SM
MD
LG