Links de Acesso

Osama bin Laden gastou 7500 dólares no atentado bombista


O suspeito Rois, também conhecido por Iwan Dharmawan, terá dito a policia indonésia que Osama bin Laden gastou 7500 dólares no atentado bombista a Embaixada da Austrália em Jacarta no ano passado.

Roueice foi preso em Java Ocidental no passado mês de Novembro sob a acusação de terrorismo. Os seus comentários aparecem num interrogatório da policia indonésia transcrito obtido por órgãos de informação australianos.

Nessa transcrição, Rois disse a policia que o dinheiro foi enviado para o acusado fabricante de bombas malaio Azahari Husin. Ele e outro malaio, Norodin Mohammed Top, estão entre os terroristas mais procurados na Ásia.

Eles foram implicados em vários ataques – incluindo os atentados bombistas em Bali em 2002 que mataram 202 pessoas, incluindo 88 australianos.

Rois disse que a Austrália tinha sido alvejada devido a sua aliança com os Estados Unidos na guerra no Iraque.

O procurador-geral australiano Philip Ruddock afirmou as declarações de Rois sublinham a ligação entre a al-Qaida e o grupo terrorista sudeste asiático, Jemaah Islamiyah.

“Sabemos há muito tempo que a al-Qaida tem apoiado e financiado algumas das operações da Jemaah Islamiyah e pensamos que esta ligação continua de pé.”

Ruddock, contudo, rejeitou a reclamação de que o papel da Austrália tenha sido a razão para ser alvejada. Notou que militantes atacaram australianos muito antes da guerra no Iraque – apontando os atentados de Bali.

Os atentados bombistas de Julho em Londres levaram a Austrália a efectuar uma grande revisão das suas capacidades anti-terroristas.

Por isso, nova legislação anti-terrorista está a ser considerada juntamente com um aumento da vigilância de locais públicos com cameras vídeo e o uso de cães de faro e mais revistas de sacos nos transportes públicos.

XS
SM
MD
LG