Links de Acesso

Discovery acostou à Estação Espacial Internacional


O vaivém norte-americano Discovery acostou hoje à Estação Espacial Internacional, como previsto no final de uma viagem orbital de cerca de 48 horas.

O piloto do vaivém, Jim Kelly, confirmou a acostagem ...

'Houston ... Alpha – Discovery , estabelecemos contacto e acostagem'

Este foi o primeiro encontro entre a estação e um vaivém espacial norte-americano, desde a visita da Endeavour em Novembro de 2002.

As últimas manobras de navegação para o encontro realizaram-se a 400 quilómetros de altitude sobre o oceano Pacifico, a oeste do Chile.

A Discovery foi o primeiro vaivém a regressar ao espaço desde o acidente da Columbia, em Fevereiro de 2003.

A NASA decidiu ontem, quarta-feira, suspender os próximos voos do vaivém espacial enquanto não for resolvido o problema da espuma isolante que se desprendeu do tanque externo da Discovery.

Um grande pedaço de espuma isolante soltou-se do tanque externo no momento da ascensão da nave para entrar na órbita terrestre, segundo uma foto mostrada na cadeia de televisão da NASA.

Bill Parsons, director do programa do vaivém espacial referiu que o incidente parece não ter danificado a Discovery

'Até estarmos prontos a resolver o problema, não haverá próximo voo assegurou, e se tivéssemos visto este problema antes do voo da Discovery teríamos feito modificações reconheceu, durante uma conferência de imprensa.'

A maior parte das modificações feitas pela NASA para evitar uma repetição do acidente da Columbia visavam reduzir ao máximo os efeitos causados na nave pelos desprendimentos de placas de isolante e de gelo provenientes do tanque externo cheio de hidrogénio líquido a uma temperatura muito baixa.

A tripulação da Discovery examinará a fuselagem da nave e exames suplementares da parede térmica e da estrutura exterior serão efectuados pelo sistema de sensores com a Discovery atracada na Estação Espacial Internacional.

Um representante da NASA no Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia disse à agência Itar-Tass que, no caso de ocorrer uma emergência na Discovery, a sua tripulação poderá esperar a chegada de um vaivém de salvamento a bordo da Estacão Espacial Internacional.

Na estação orbital há água e alimentos suficientes para abastecer durante um mês nove pessoas, ou seja, os dois tripulantes da estação e os sete da Discovery.

XS
SM
MD
LG