Links de Acesso

Tropas Britânicas Não Têm Data para Retirar do Iraque


O ministro britânico da Defesa, John Reid, recusou-se a estabelecer uma data para a retirada das suas tropas do Iraque, mas afirma que o processo de transferência poderá começar nos próximos 12 meses.

A Grã-Bretanha é, logo a seguir aos EUA, com um total de oito mil e quinhentos homens, o país que mais tropas tem no Iraque.

O futuro das tropas britânicas no Iraque foi questionado na semana passada, depois de um jornal ter publicado o que disse ser um memorando do governo no qual o governo de Londres estava a considerar uma substancial redução de tropas no Iraque em meados de 2006.

Quando questionado acerca do memorando, durante uma entrevista à rede de TV CNN, John Reid, não respondeu directamente à pergunta, mas sublinhou que o compromisso da Grã-Bretanha não tem o que designou por ambições imperialistas de longo prazo :”Nós aguardamos com interesse o dia quando os iraquianos tenham as suas próprias forças de segurança, capazes de assumirem controlo do seu processo democrático por forma assumirem a liderança e nós poderemos dar-lhes apoio, mas gradualmente iremos reduzir ali a nossa presença.”

O ministro britânico da Defesa não quer comprometer-se com o que designou por uma data fixa para a retirada: ”Vai ser um processo. Estou em crer que é um processo que poderá começar nos próximos 12 meses.”

Londres tem-se recusado a estabelecer uma data para a retirada das suas tropas britânicas do Iraque, afirmando que não quer encorajar os militantes que ali estão a desencadear uma sangrenta insurreição. Mais de 90 soldados britânicos morreram no Iraque desde que a guerra ali começou em Março de 2003.

Nos EUA, que tem no Iraque 136 mil soldados, o Departamento da Defesa afirma não haver planos específicos para a retirada das tropas e que qualquer retirada irá depender da situação política, económica e de segurança.

XS
SM
MD
LG