Links de Acesso

Os colonatos judaicos em Gaza vão permanecer inacessíveis aos não residentes


O chefe das forças armadas israelitas, Dan Halutz, disse que os colonatos judaicos em Gaza vão permanecer inacessíveis aos não residentes, o tempo que for necessário para evitar eventuais manifestações contra os planos do governo de iniciar o seu desmantelamento já no próximo mês.

O general Hultz disse à rádio do exército israelita que os militares reúnem meios para manter encerrados os colonatos.

Aquela alta patente rejeitou, entretanto, sugestões no sentido de uma eventual alteração do calendário de retirada e garantiu que o desmantelamento vai se proceder dentro do prazo estipulado, ou seja em meados de Agosto próximo.

O primeiro ministro Ariel Sharon decretou, na quarta feira, o encerramento dos colonatos judaicos em Gaza, numa medida tendente a prevenir eventuais manifestações dos opositores da retirada israelita dos territórios palestinianos, paralelamente aos já previstas manifestações dos residentes judaicos de Gaza agendados para a próxima semana.

O líder do conselho comunitário de Gaza, garantiu já que os colonos não irão abandonar de ânimo leve os colonatos.

Este líder dos colonos judeus diz que 99 por cento desejam permanecer nos colonatos e que estão dispostos a baterem-se por esse direito.

Os opositores da retirada israelita dos territórios palestinianos realizaram uma serie de manifestações de protestos nas últimas semanas, tendo algumas delas desembocado em violência, com extremistas judeus a confrontarem-se com a policia e com palestinianos em Gaza.

Dois jovens colonos foram condenados ontem por atacarem jovens palestinianos durante os mais recentes confrontos. O incidente foi captado por uma câmara vídeo e as imagens mostravam os dois jovens judeus agredindo com pedras, um jovem palestiniano inconsciente no chão. As imagens mostram igualmente um soldado israelita a tentar evitar a agressão ao palestiniano.

O comando das forcas israelitas em Gaza, o general Dan Harel considerou o ataque de uma tentativa de linchamento perpetrado por hooligans e violadores da lei sem respeito pela vida humana.

XS
SM
MD
LG