Links de Acesso

Condoleezza Critica a Síria


Os EUA estão a aumentar as suas críticas à Síria por esta permitir que grupos responsáveis pelos atentado suicidas de terça-feira em Israel tenham operado em território sírio. A Secretária de Estado Condoleezza Rice afirma que este tipo de apoio deve terminar imediatamente.

A administração Bush não está a acusar a Síria de cumplicidade directa nos mortíferos ataques suicidas num centro comercial israelita, na cidade costeira de Netanya. Mas, as autoridades americanas acusam Damasco de permitir que aquele grupo responsabilizado pelo ataque, o Jihad Islâmico Palestiniano opere livremente no seu território, tentando torpedear os progressos do processo de paz israelo-palestiniano.

Imediatamente após o ataque de terça-feira, os EUA condenaram os bombardeamentos e exortaram a Autoridade Palestiniana a actuar imediatamente para encontrar os responsáveis e apresentá-los à justiça.

A ligação síria foi mais tarde abordada pela Secretária de Estado Rice que, num comunicado escrito, emitido a partir da capital sul-coreana disse ser essencial que a Síria ponha termo ao seu apoio a organizações terroristas, particularmente aquelas que, como o Jiahd Islâmico Palestiniano, têm a sua sede e tem acolhimento em Damasco.

Rice disse que a Síria deveria deixar, imediatamente, de permitir que insurrectos estrangeiros atravessem a sua fronteira para o Iraque e aquelas quem têm vindo a fomentar a instabilidade no Líbano, apesar da retirada síria do Líbano, no início do ano.

Os EUA retiraram a sua embaixador da Síria, Margaret Scobey, em Fevereiro, tendo o porta-voz em exercício do Departamento de Estado, Thomas Casey, afirmado, a propósito, que não foi feita qualquer demarche específica no que diz respeito ao incidente registado em Netanya, na terça-feira.

No entanto, Casey disse que o comunicado de Rice é claro e frontal e que as autoridades sírias estão bem cientes das preocupações dos EUA.

”Penso que os sírios conhecem bastante bem a nossa posição e, como já dissemos no passado, aguardamos que eles tomem uma iniciativa naquele sentido. Não tenho nada para julgar e para vos oferecer em termos da avaliação das responsabilidades específicas destes actos. Mas, sei que o Jihad Islâmico palestiniano reivindicou responsabilidade por este atentado bombista, como o fizeram em relação ao último grande ataque que efectuaram antes deste. E, uma vez mais, o facto da Síria continuar a permitir que o Jihad Islâmico Palestiniano tenha escritórios e opere a partir de Damasco é algo que nos vem preocupando há muito tempo.”

Um destacado funcionário americano, falando na condição de anonimato, disse que a Siria, na melhor das hipóteses, está a dar acolhimento ao Jihad Islâmico Palestiniano.

XS
SM
MD
LG