Links de Acesso

Os candidatos desdobram-se em reuniões de contactos e comícios


A campanha eleitoral para a segunda volta das eleições presidenciais, agendadas para 24 do presente mês, entrou hoje no sexto dia. Enquanto os candidatos desdobram-se em reuniões de contactos e comícios, as dissidências e denúncias de alegados actos de violência continuam a marcar o presente quadro político.

Numa altura em que se aproxima a considerada fase mais ferrenha desta campanha eleitoral, isto já na próxima semana, a directoria da campanha do candidato independente Nino Vieira, actualmente no sul do país, denuncia hoje a morte de um dos seus apoiantes na tabanca de Djagá, sector de Mansaba, norte do país, pelos partidários de Malam Bacai Sanhá.

Em comunicado, a que a Voz de América teve acesso, esta directoria revelou ainda que os seus apoiantes foram apedrejados, no princípio da semana, pelos apoiantes de Bacai Sanhá, quando faziam campanha, num dos bairros periféricos da capital. A nota explica, por outro lado, que na sequência de uma disputa, um grupo de apoiantes do candidato do PAIGC, esfaqueou e espancou violentamente um dos apoiantes de Nino Vieira, num outro bairro subúrbio da capital.

Considerando as consequências imprevisíveis que poderão resultar deste alegado comportamento, a directoria da campanha de Nino Viera, apela a sua congénere do candidato Malam Bacai Sanhá a controlar e instruir os seus apoiantes, no sentido de pôr termo a situação, já que poderá pôr em causa o bom desenrolar da campanha eleitoral e o clima de paz social no país.

Em resposta, e sem rodeios, o gabinete da campanha do candidato, Malam Bacai considerou insinuações as informações contidas na nota do grupo de apoio ao candidato Nino Vieira. Garantiu mesmo que, há muito tempo, instruiu os seus apoiantes a demonstrarem o civismo e a tolerância durante toda a campanha eleitoral.

Em comunicado, distribuído hoje a imprensa, a directoria da Campanha de Malam Bacai Sanhá, propõe, aliás um encontro com a de Nino Vieira, na perspectiva de discutirem os pormenores que possam contribuir para o normal desenrolar do processo.

No outro desenvolvimento, já no campo de apoios, duas proeminentes figuras da candidatura de Koumba Yala, agora ao lado de Nino Vieira, decidiram apoiar Malam Bacai Sanha. Tratam-se de Mário Pires, antigo Primeiro-ministro e Isidoro Afonso Rodrigues, ex-Ministro da Comunicação Social, todos no regime do PRS, que antecedeu o golpe de Estado de 14 de Setembro de 2003.

Como argumento, os dois afirmaram não poderem alinhar com Nino Vieira, alegando que, se o fizerem, seria uma incoerência. Afirmam, contudo, que vão continuar a ser militantes do Partido da Renovação Social e que o apoio a Malam Bacai Sanha, nesta segunda volta, não significa o abandono ao PRS, a maior na oposição, que oficialmente apoia o General João Bernardo Vieira.

Quem também decidiu apoiar o candidato do PAIGC, partido no poder, foi o Fórum Cívico Guineense Social-democracia, liderado por Antonieta Rosa Gomes, a única mulher que concorreu a estas eleições presidenciais, sem dúvida, as mais disputadas na recente história da democracia guineense.

XS
SM
MD
LG