Links de Acesso

Não ter planos específicos para a retirada das tropas americanas


Reagindo a uma noticia publicada por um jornal britânico, o departamento de defesa dos Estados disse não ter planos específicos para a retirada das tropas americanas do Iraque.

O porta voz do departamento de estado, Bryan Whitman disse para já não existir planos definidos para uma eventual retirada militar americana do Iraque.

Várias altas patentes americanas, incluindo generais tem admitido a possibilidade de uma redução das tropas da coligação internacional no Iraque, ate meados do próximo ano.

Mas segundo Whitman, tal como altos responsáveis americanos, incluindo o próprio presidente George Bush frisaram no passado, qualquer eventual redução de tropas americanas do Iraque não estaria sujeito a nenhuma calendarizacao especifica que não o evoluir da própria situação no terreno.

‘A dimensão da presença dos Estados Unidos no Iraque vai ser determinada pelas condições no terreno. Não apenas pela componente de segurança, mas pelo processo político que está em movimento, pelo desenvolvimento económico e pela reconstrução, pela natureza das actividades dos rebeldes... são todos esses factores que vão determinar a situação no terreno e a dimensão apropriada da presença militar das forças da coligação no Iraque.’

O porta voz do departamento da defesa reagia assim a uma noticia publicada por um jornal britânico, na qual o articulista alegava a existência de um plano secreto para a retirada das tropas americanas e britânicas do Iraque.

Bryan Whitman escusou-se entretanto a comentar a fonte documental da noticia em questão, limitando-se a afirmar que os Estados Unidos elaboram de forma rotineira planos de contingência, que podem ou não ser implementados.

‘Temos planos para todas as eventualidades. Fazemos planos para a possibilidade da necessidade de aumento das forças baseadas nas condições terrenas. Fazemos planos para a redução da presença das tropas no terreno, caso seja essa a necessidade ditada pelas condições terrenas... Um pouco especulativo prever a real dimensão das forças necessárias no futuro, sem termos em conta as condições futuras.’

O porta voz do Pentágono realçou por outro lado que o comando militar no Iraque tem estado a trabalhar arduamente na preparação das forças de segurança iraquianas e que diariamente avaliam a necessidade de redução ou de incremento dos efectivos militares no terreno.

XS
SM
MD
LG