Links de Acesso

As modernas guitarras eléctricas


Na rubrica ”A Vida na América”, vamos hoje lhes falar do pai das modernas guitarras eléctricas, um instrumento essencial que revolucionou a música no século XX, sobretudo a música rock.

Referimo-nos à guitarra eléctrica não acústica. E o seu inventor foi Les Paul. Les Paul era um jovem músico por volta de 1930, quando chegou á conclusão de que a guitarra acústica não tinha a potência necessária para ser tocada perante uma grande audiência. Depois de vários anos de experiências, Les Paul criou uma guitarra eléctrica que produzia um som extremamente audível. Esta invenção contribuiu para mudar o curso da história da música popular.

O Museu Nacional dos Inventores, em Akron, no Estado do Ohio, acrescentou recentemente Les Paul à lista dos mais importantes inventores americanos. Les Paul não apenas criou a guitarra eléctrica sólida, inventou também novos métodos para gravações musicais. Les Paul foi também um dos primeiros músicos a combinar diversas gravações numa mesma canção.

Em algumas das suas músicas conseguiu juntar seis gravações, tocando seis diferentes instrumentos numa só canção. Um exemplo disso é a canção intitulada Brasil.

Les Paul e a sua mulher, Mary Ford, fizeram várias gravações em conjunto. Les Paul escreveu as canções e tocou a guitarra, enquanto Mary Ford dava a voz. Como na canção ”How High the Moon”.

Há quem diga que Les Paul e Bill Gates, da Microsoft, foram para a tecnologia o que Albert Einstein foi para a ciência. Hoje em dia com 90 anos de idade, Les Paul ainda participa em espectáculos integrado num trio.

Guitarras eléctricas da marca ”Les Paul” continuam a ser produzidas e vendidas um pouco por todo o mundo. E se repararem bem podem vê-las ser tocadas por estrelas da música como é o caso de Eric Clapton, Jeff Beck, Steve Miller, Jimmy Page, Pete Townshend, só para citar alguns.

Com alguns deles, Les Paul chegou a tocar em dueto.

XS
SM
MD
LG