Links de Acesso

Jacob Zuma acusado de corrupção num tribunal de Durban


O antigo vice-presidente sul africano, Jacob Zuma, foi formalmente acusado de corrupção num tribunal de Durban.

A presença de Zuma em tribunal foi bastante breve, tendo sido informado das acusações pendentes, concedida liberdade sob caução, e instruído para regressar ao tribunal em Outubro próximo.

Zuma chegou ao tribunal sendo recebido por varias centenas de apoiantes, alguns dos quais tinham participado durante toda a noite numa vigília. Os presentes entoaram frases políticas, alguns transportavam cartazes contra o presidente Thabo Mbeki, enquanto se referiram a Zuma em termos elogiosos.

A presença de Zuma em tribunal seguiu-se à condenação, o mês passado, do seu consultor financeiro, Schabir Shaik, por corrupção e fraude. Ao condenar Shaik, o Juiz Hillary Squires classificou o relacionamento com Zuma como sendo corrupto.

Ao abrigo da lei sul africana, a acusação publica não poderá utilizar o veredicto do Juiz Squires como prova, nem a avaliação feita a qualquer das provas apresentadas em tribunal. No entanto, e para alem das provas que possa obter, a acusação pode usar quaisquer provas apresentadas no caso Shaik, incluindo as provas técnicas das contas empresariais de Shaik.

Mbeki demitiu Zuma há duas semanas argumentando que a decisão do tribunal colocara duvidas sobre o comportamento inconsistente do cargo de Zuma como vice-presidente.

A demissao enfureceu os apoiantes de Zuma que esperam que ele venha a liderar um dia o país. Muitos criticaram a decisão sobre Shaik como sendo racista, forcando Mbeki e o Congresso Nacional Africano a deixarem claro competir aos tribunais, e não aos políticos nem ao governo, decidir se a decisão do tribunal foi, ou não, correcta.

'Devo acentuar que analisei a decisão como não tendo de fazer qualquer avaliação sobre os méritos, ou falta de méritos, sobre era total ou parcialmente correcta ou errada. Com efeito essa conduta não esta no âmbito do mandato constitucional enquanto governo. Esta tarefa compete aos tribunais, os órgãos do Estado que devem analisar qualquer apelo que possa vir a ser apresentado.'

A saída do tribunal, Zuma afirmou esperar por um julgamento expedito e a oportunidade para apresentar o seu caso.

XS
SM
MD
LG