Links de Acesso

Memphis: Berço do ”Rock and Roll” e dos ”Blues”


Vamos hoje falar-lhes de uma cidade do Sul dos EUA, que foi berço do ”rock and roll” e dos ”blues” e do Museu Nacional dos Direitos Cívicos. Amigo ouvinte, venha daí até à cidade de Memphis, no Estado americano do Tennessee.

Um futuro presidente dos EUA, Andrew Jackson, ajudou a edificar a cidade de Memphis. Jackson e dois outros homens começaram por lançar as bases de Memphis, em 1818. O local escolhido foi na confluência do Rio Wolf com o grande Rio Mississipi.

Jackson baptizou a cidade com base no nome da cidade egípcia de Memphis, eregida nas margens do Rio Nilo.

Hoje em dia, Memphis é uma cidade moderna, a maior urbe do Estado do Tennessee, com uma população de mais de um milhão de habitantes vivendo na sua área metropolitana. Na cidade em si, habitam 650 mil pessoas. Memphis é, na América dos nossos dias, um importante centro comercial, industrial e do sector dos transportes.

Memphis cresceu quando uma ponte ferroviária foi construída sobre o Rio Mississipi, no ano de 1892. Aquela ponte aumentou o comércio entre os Estados do Leste e do sudeste dos EUA. No ano 1900, Memphis era o maior mercado do mundo de algodão e de produtos manufacturados em madeira.

Na zona Sul da cidade, vamos encontrar uma das mais famosas cidades da América. Referimo-nos à Beale Street.

Foi ali que WC Handy, o ”pai dos blues”, compôs os seus grandes êxitos. Em 1916, Handy compồs uma canção acerca de Beale Street que, mais tarde, veio a ser interpretada por Louis Armstrong.

Ainda hoje, o mais famoso festival musical da América realiza-se em Memphis. Em 1991, o famoso cantor de blues, BB King, abriu um clube de “blues” na Beale Street .

Quem for a Memphis pode ver uma enorme estátua de bronze em honra de BB King.

Outras das figuras históricas da cidade dos anos 50 é o produtor Sam Philips, o homem que descobriu talento no jovem Elvis Presley, quando o artista gravou o seu primeiro disco na sua empresa, a ”Sun Records”. Phillips celebrou o primeiro contrato com Elvis Presley. Foi no dia 5 de Julho de 1954. A canção foi ”Thats All Right”.

Memphis é hoje um local de peregrinação para os admiradores de Elvis Presley, o rei do ”rock and roll”. A mansão onde este viveu, ”Graceland”, está transformada num museu desde a morte de Elvis, em 1977.

Outra atracção turística de Memphis é o Museu do Rock e da Música Soul. Todos os anos, a cidade está em festa por ocasião do Festival de Música de Beale Street. A atracção deste ano foi a filha de Elvis Presley: Lisa Mary Presley, que acaba de publicar um álbum a solo intitulado ”Thanx”.

XS
SM
MD
LG