Links de Acesso

Do rei Kwaku Dua e suas glórias


Kwaku Dua, sucessor de Osei Yaw Akoto em 1834,depois de um período de paz com os britânicos, no reino desde 1826, acedendo aos clamores do seu povo e chefes, regressara às armas,em 1863, reconquistando provincias perdidas pelo Ashanti na grande derrota de 1826: ”A África no Século Dezanove ao Encontro da Europa.

O novo Assantehene, Kwaku Dua, sucessor de Osei Yaw Akoto em 1834 começou a governar, primeiro numa postura pacifista para com os britânicos. Deixou entrar nos reinos os primeiros missionários dando-lhes terras para as suas obras. Fez pazes com o vizinho Jwabenhene, rei ou monarca de Jwaben Kofi Bwaten que tinha travado uma breve, mas devastadora guerra no reinado anterior.

Kwaku Dua resolveu várias outras querelas com vários outros seus vizinhos e com os comerciantes europeus na costa, sobretudo os britânicos, que chegou a convencer que não haver necessidade de abandonar a costa para o interior à busca de produtos de comércio.

Os britânicos retribuiram ao Assantehene em boa moeda, apanhando e executando o seu adversário de sempre, Tsibu, rei de Wassa. Dir-se-ia que o Ashanti se convertera, já agora, num reino da ”pax britânica”..Mas, outras forças dilaceravam Kwaku Dua na sua subconsciência. Seguiu-se uma viragem relâmpago e inesperada. Entendeu o Asantehene, que estava a seguir uma política contrária aos seus antepassados e contraria clamores do povo, que exigia o regresso aos dias das glórias do passado.

A política de complacência para com os europeus tinha que ser invertida. E não só. Também com os reinos vizinhos, outrora sob a hegemonia do Ashanti, agora, porém, perdidos em batalhas humilhantes às armas de Kumasi sujeito ao arbítrio dos estranhos, sobretudo britânicos, os seus missionários e comerciantes. Estamos em 1863.Kwaku Dua vai marchar, pela primeira vez desde 1826, à frente dos seus exércitos. Os seus vizinhos vê-lo-ão atónitos a atravessar o Rio Pra para atacar pontos na costa e reconquistar as praças fortes de Denkyira, Wassa, Akye, praças comerciais europeias na costa das repúblicas fantes que não esperavam mais esta. Atacadas, não ofereceram resistência. Kwaku Dua voltou à sua base em Kumasi coberto de glória à maneira dos seus antepassados, Osei Bonsu e outros. O triunfo militar mais estrondoso de Kumasi dos ultimos 30 anos.

A campanha do Norte estava ainda no seu auge quando Kwaku Dua morre ,em 1867, tal como Osei Bonsu,seu predecessor, depois de grandes façanhas militares em 1824. A morte de Kwaku Dua assinala a última fase do apogeu militar do Ashanti antes da conquista final pela Grã-Bretanha. Não apenas a penetração pacifica-militar e comercial, mas a ocupação militar britânica não vinham muito longe, em 1874. Data para não esquecer.

Sobe ao trono de Kymasi Kofi Karikari, grande Assantehene que também foi, mas de tamanho e em circunstâncias diferentes das de Osei Bonsu, o magno ou Kwaku Dua. Kofi Karikari não se camuflou em inocência original. Fez saber, desde logo, o seu intento: queria a restituição da praça de Elmina, dos Estados do Sul, dependências do Ashanti desde os dias de Opoku Ware,na última parte do século dezoito, agora firmemente em poder dos britânicos.

Kofi Karikari fez saber ao governador de Sua Majestade Britânica naquela praça costeira que o Ashanti que recuperara Denkyira Akwamu Wassa e outras terras desejava agora que lhe fosse restituída Elmina, se não fosse por menos não se importava que também fosse por guerra. Prometeu ao povo ashanti que não tinha outro negócio no reino senão fazer guerra e que iria cumprir a sua palavra. Ei-lo agora frente a frente com os britânicos em Elmina e em guerra também com os seus aliados da Confederação Fante, a liga das cidades da costa centradas em Accra, sempre em guerra contra Kumasi.

Karikari soltou as suas forças em 1869 e foi exigir, depois da refrega, ao governador britânico alta quantia em dinheiro em resgate dos três reféns britânicos em seu poder. A guerra continuou. Os dois lados à busca de alianças, até comerciantes hausas do Norte foram recrutados para as batalhas em Elmina. As primeiras vitórias de Kofi Karikari começaram a acontecer em 1873. O Assantehene aniquilou duas formações inimigas britânicas e aliadas em Junho de 1873.O assalto a Elmina não acontecera ainda.

XS
SM
MD
LG