Links de Acesso

Joe Louis foi um dos mais famosos pugilistas de sempre


Joe Louis foi um dos mais famosos pugilistas profissionais de todos os tempos. Joe Louis nasceu em 1914, próximo da localidade de Lafayette, no Estado americano do Alabama. O seu verdadeiro nome dado à nascença era , um jovem que cresceu na cidade de Detroit no Estado do Michigan, lá mais para o Norte distante do Sul que o viu nascer.

Para um jovem negro vivendo numa época em que nos EUA vigorava a segregação racial, Joe Louis teve que dar tudo por tudo para se afirmar. O seus combates não se travaram apenas nos ringues, mas fora deles, onde aquele jovem negro teve que vencer a discriminação racial de que foi alvo durante toda a sua carreira por parte de certos sectores da sociedade americana.

Joe Louis nunca virou a cara aos desfaios que se lhe levantaram, dentro e fora das cordas. Louis ganhou o seu primeiro combate como profissional em 1934 por um KO. E três anos mais tarde veio a conquistar o título mundial de pesos pesados ao arrumar por KO o então campeão americano James Braddock.

James Bradock, até então imbatível, foi ao tapete e perdeu os sentidos ao ser mKevin assacrado pelos punhos determinados de Joe Louis. Os apoiantes de Bradock não gostaram, uns porque tinham mau perder, mas outros centraram o seu ódio racial no pugilista negro que teve a ousadia de arrebatar o título ao campeão branco numa sociedade dividida pela cor.

Durante a sua carreira, Joe Louis arrecadou um número recorde de 68 vitórias e apenas três derrotas. O mais famoso adversário de Louis terá sido o boxeur alemão Max Schmeling, um antigo campeão do mundo que, em 1936, foi o primeiro a derrotar Louis. O regime nazi alemão considerou então a vitória de Schmeling sobre o africano-americano Joe Louis como um triunfo da superioridade racial alemã. Quando os dois pugilistas voltaram para o combate da desforra, em 1938, o lutador negro americano derrotou o alemão no primeiro round e voltou a ser campeão mundial de pesados.

Joe Louis abandonou o mundo do boxe em 1949, numa primeira fase, depois de ter defendido o seu título mundial nada mais nada menos que 25 vezes. Ainda assim, Louis voltou aos ringues em 1950, mas com maus resultados. A sua carreira terminou depois de ter sido derrotado, em 1951, já com 37 anos de idade, pelo campeão americano Rocky Marciano.

Joe Louis morreu em 1981. O estádio coberto de Detriot, a terra que o viu crescer e vingar, foi batizado com o nome de Louis, cuja estátua em bronze pode ser vista em frente daquelas instalações desportivas.

XS
SM
MD
LG