Links de Acesso

Um Reflectir do Passado sobre o Presente


Cimeira dos antigos chefes de estado de África

Vinte antigos chefes de estado e do governo vão participar de 5 a 8 de Junho próximo na capital do Mali, Bamako, num simpósio que terá por propósito o debate dos desafios políticos e económicos a que África faz actualmente face e a troca de experiência em matéria de iniciativas humanitárias e de democratização em curso no continente.

De acordo com os organizadores do simpósio, preconiza-se com o fórum, atingir dois objectivos imediatos : o encorajamento dos antigos chefes de estado e de governo no sentido darem continuidade a sua participação construtiva nos esforços de democratização do continente africano e o aproveitamento do fórum como uma oportunidade para a troca de experiências em matéria de iniciativas viradas para a consolidação das democracias.

Participam no simpósio, para alem de vários especialistas internacionais e dos membros do Clube de Madrid, nomeadamente os antigos chefes de governo do Canada, de Portugal, da Roménia e do Sudão, respectivamente Kim Campbell, António Guterres, Peter Roman e Al Sadig Al-Mahdi, uma vintena de antigos chefes de estado e de governo de África.

Da agenda dos trabalhos, figuram temas tais como a segurança, a gestão de conflitos, o desenvolvimento económico, os problemas de saúde que afectam o continente africano, os processos eleitorais, a boa governação, os parlamentos e o papel da sociedade civil nas democracias africanas.

De acordo com os promotores da iniciativa, cerca de trinta antigos chefes de estado africanos,de entre eles, cinco dos paises africanos de lingua oficial portuguesa, nomeadamente os de São Tome e Principe, Manuel Pinto da Costa e Miguel Trovoada, da Guine Bissau, Malam Bacai Sanha, este, o candidato do PAIGC as eleiçoes presidenciais de 19 de Junho proximo, de Cabo Verde, Aristides Perreira e Antonio Mascarenhas Monteiro para alem de Joaquim Chissano de Moçambique, confirmaram ja a sua presença no evento.

De fora, e a nivel de chefes de estado dos Palop’s fica, e por criterios nao apurados, o ex presidente guineense, Nino Vieira, tambem ele candidato independente as eleicoes presidenciais na Guine Bissau.

No rol dos demais ex-chefes de estado e de governo de Africa, cuja presenca no simposio fora ja garantida, figuram os nomes de Nicephore Soglo do Benin, Ketumile Masire do Botswana, Dauda Kairaba Jawara da Gambia, Jerry Rawlings do Ghana, Amos Sawyer da Liberia, Albert Zafy do Madagascar, Karl August Offman das ilhas Mauricias, Mahamane Ousmane do Niger, Ali Hassan Mwinyi da Tanzania, Sam Nujoma da Namibia e Keneth Kaunda da Zambia.

De realcar que o capital de experiencia e de prestigio acumulado por aqueles antigos governantes africanos ao longo dos seus mandatos presidenciais, tem vindo a ser solicitado pelas organizaçoes internacionais, nas intervencoes que vão mantendo um pouco por todo o continente africano.

Recentemente o ex chefe de estado mocambicano, Joaquim Chissano foi indigitado pelo secretario geral das Nacoes Unidas, Koffi Annan, como seu enviado especial para a Guine Bissau e o ex chefe de estado caboverdiano, Antonio Mascarenhas Monteiro sondado pela Comisao da Uniao Africana, para missoes de mediacão de conflitos no continente africano.

XS
SM
MD
LG