Links de Acesso

Os terramotos e tsunamis são acontecimentos dramáticos


O subsecretário - geral das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários, Jan Egeland, afirmou não acreditar que o devastador Tsunami do ano passado no Oceano Indico tenha sugado dinheiro de outras operações necessárias.

Jan Egeland disse que os terramotos e tsunamis são acontecimentos dramáticos tais, que atraem a atenção imediata e apoios generosos. Por outro lado, disse que emergências de crescimento lento, como secas e a crise do HIV / SIDA, tendem a ter uma resposta mais lenta, ou são olhados por alto.

O subsecretário - geral das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários acrescentou que há diferenças quando chega a hora de dar, notando que a África recebe tradicionalmente menos dinheiro que outras regiões do mundo.

“Se estivermos em África, somos sistematicamente discriminados contra a nossa atenção e a nossa generosidade e naquilo que damos. E, isso se verifica mais nos países de expressão portuguesa ou francesa do que nos países de expressão inglesa. Isso não pode acontecer. Devemos dar de acordo com as necessidades, e isso não está a acontecer.”

As Nações Unidas notam que oito países de expressão francesa ou portuguesa praticamente não receberam nenhum dinheiro de doadores. Egeland deu como exemplo a Republica Central Africana que recebeu apenas seis por cento dos 23,6 milhões de dólares solicitados.

Outros países receberam menos de 10 por cento do que precisam como sejam os casos do Djibuti, do Congo - Brazzaville, Guine - Conakry e Burundi.

De todos os casos desesperados, Egeland considera o Niger como o país mais esquecido do mundo em termos de ajuda de emergência. Afirma que um terço dos 12 milhões de habitantes do Niger encontram-se sob uma severa crise alimentar devido à seca e a uma invasão de gafanhotos de proporções bíblicas. Disse que 800 mil crianças com menos de cinco anos de idade estão a passar fome.

“Cento e cinquenta mil dessas crianças vão morrer se não obtiverem ajuda rapidamente porque mostram já sinais de severa malnutrição. Pedimos na semana passada 16, 2 milhões de dólares para o Niger. Ate agora não recebemos nenhuma promessa. Apelamos urgentemente por ajuda para o Niger.”

As Nações Unidas apelaram por mais de 4500 milhões de dólares para essas emergências esquecidas. Egeland afirmou que as pessoas na Europa gastam cinco vezes mais dinheiro, em gelados, do que todas essas emergências combinadas.Disse que o montante de dinheiro que os norte-americanos gastam em pastilhas elásticas e igual às necessidades de todos esses países.

O subsecretário das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários classificou a assistência internacional como um investimento maravilhoso. Disse que um dólar imunizara crianças contra doenças mortíferas. Disse também que um dólar alimentará uma criança com fome durante dois dias. Disse ainda que um dólar pode salvar uma vida.

XS
SM
MD
LG