Links de Acesso

Irving Berlin: um simbolo da musica ligeira americana


Irving Berlin é um dos mais famosos compositores americanos de música ligeira. Foi no dia 11 de Maio de 1888 que nasceu um rapaz numa pequena aldeia russa, a quem foi dado do nome de Israel Bailine.Quando tinha apenas cinco anos de idade, os seus pais decidiram imigrar para os EUA, radicando-se na cidade de Nova Iorque, onde o jovem, que mais tarde assumiu o nome de Irving Berlin, cresceu e se tornou famoso.

”Alexander´s Rag Time Band” foi o seu primeiro grande êxito no ano de 1911. Ainda na sua juventude, Berlin cantou e tocou piano em bares e em cafés do bairro pobre onde cresceu, ganhando dinheiro para ajudar a sustentar a sua família. Foi assim, com persistencia e imaginação que Irving Berlin acabou por compor algumas das mais famosas composições de sempre da música ligeira americana.

”There´s No Business Like Show Bussiness” é considerada o ”ex-libris” do espectáculo nos EUA.

Quando morreu, aos 101 anos de idade, em 1989, Irving Berlin tinha composto (nada mais nada menos) do que mil e quinhentas canções, incluindo a música e a letra para muitos espectáculos musicais da Broadway e também para filmes que fizeram grande carreira em Hollywood.

Uma das mais famosas composições musicais foi a peça ”God Bless America”, que chegou a ser sugerida para hino nacional dos EUA.

XS
SM
MD
LG