Links de Acesso

Fotos de Saddam geram controversia


Pelo segundo dia consecutivo, os jornais iraquianos publicaram fotos do antigo presidenet Saddam Hussein, que se encontra sob custódia das forças americanas, desta feita envergando um robe tradicional.
Fotos publicadas na sexta-feira pelo jornal tabloide britânico ”The Sun”, mostravam o antigo dirigente de cuecas.
As fotografias geraram de imediato reacções contrárias por parte dos habitantes de Bagdade, a capital iraquiana.
Sattar Jabbar, de 35 anos de idade, afirma que "é uma vergonha" que aquelas fotografias tenham sido publicadas porque Saddam Hussein foi presidente do Iraque e "isso constitui uma humilhação para o governo e para o povo iraquiano". Jabbar acrescenta pensar que o governo americano permitiu a publicação daquelas fotos para advertir outros líderes árabes que podem ser submetidos a semelhantes humilhações, caso discordem dos EUA.
Maithan Shehab Ahmad afirma odiar Saddam depois dos 12 anos que passou no exército a combater, na guerra entre o Irão e o Iraque. Mas, mesmo assim, diz estar revoltado com a publicação das fotos.
Diz ele que Saddam Hussein lhe roubou a sua vida, que passou 12 anos no exército e que ele lhe roubou tudo. Mas, adianta que isso não quer dizer que aceite a humilhação do seu antigo presidente.
As autoridades americanas condenaram a publicação das fotos e prometeram investigar como é que chegaram às mãos do jornal britânico, que as publicou em primeira mão. As fotos, que mostram Saddam com o seu habitual bigode, foram aparentemente tiradas em Dezembro de 2003. Mais recentemente, Saddam deixou crescer a barba.
A Cruz Vermelha Internacional também condenou a publicação das fotos, considerando que isso viola o direito do prisioneiro Pelo segundo dia consecutivo, os jornais iraquianos continuam a publicar fotos do antigo presidenet Saddam Hussein, que se encontra sob custódia das forças americanas, desta feita envergando um robe tradicional.
Fotos publicadas na sexta-feira pelo jornal tabloide britânico ”The Sun”, mostravam o antigo dirigente de cuecas.
As fotografias geraram de imediato reacções contrárias por parte dos habitantes de Bagdade, a capital iraquiana.

Sattar Jabbar, de 35 anos de idade, afirma que "é uma vergonha que aquelas fotografias tenham sido publicadas porque Saddam Hussein foi presidente do Iraque e isso constitui uma humilhação para o governo e para o povo iraquiano". Jabbar acrescenta pensar que os governos americano permitiu a publicação daquelas fotos para advertir outros líderes árabes que podem ser submetidos a semelhantes humilhações, caso discordem dos EUA.
Maithan Shehab Ahmad afirma odiar Saddam depois dos 12 anos que passou no exército a combater na guerra entre o Irão e o Iraque. Mas, mesmo assim, diz estar revoltado com a publicação das fotos.
Diz ele que Saddam Hussein lhe roubou a sua vida, que passou 12 anos no exército e que ele lhe roubou tudo. Mas adianta que isso não quer dizer que aceite a humilhação do seu antigo presidente.
As autoridades americanas condenaram a publicação das fotos e prometeram investigar como é que chegaram às mãos do jornal britânico que as publicou em primeira mão. As fotos, que mostram Saddam com o seu habitual bigode foram aparentemente tiradas em Dezembro de 2003. Mais recentemente, Saddam deixou crescer a barba.
A Cruz Vermelha Internacional também condenou a publicação das fotos, considerando que isso viola o direito do prisioneiro á sua privacidade.
Mas, em Bagdade, nem toda a gente está irritada.
Ayad Mahmoud, um empregado de balcão, afirma que as fotos apenas humilhariam o povo iraquianos se este respeitasse ou gostasse de Saddam. Mas, se perguntar a quem quer que seja, toda a gente lhe diz que Saddam não representa o povo iraquiano e que apenas foi um tirano..
Mas, em Bagdade, nem toda a gente está irritada.
Ayad Mahmoud, um empregado de balcão, afirma que as fotos apenas humilhariam o povo iraquianos se este respeitasse ou gostasse de Saddam. Mas, se perguntar a quem quer que seja, toda a gente lhe diz que Saddam não representa o povo iraquiano e que apenas foi um tirano.

XS
SM
MD
LG