Links de Acesso

Demitiu-se o principal responsável político das Nações Unidas


Demitiu-se o principal responsável político das Nações Unidas, Kieran Prendergast, no que constitui a ultima de uma serie de alterações na direcção daquela instituição mundial.

O secretário geral, Kofi Annan, divulgou um comunicado anunciando a saída do responsável pelas questões políticas, um antigo diplomata britânico que fora nomeado para o cargo pouco depois da tomada de posse do secretário geral em 1997.

Quando Annan se aproxima do termo do segundo mandato de cinco anos, o porta voz Stephane Dujarric, sugeriu que o novo director político pode vir a sair do actual quadro de pessoal.

“Uma vez que o mandato continua por mais 18 meses, após a saída de Kieran, a prioridade do secretario geral será encontrar alguém familiarizado com o trabalho das Nações Unidas que possa assegurar a continuidade da direcção do departamento.”

Vários diplomatas da ONU elogiaram Prendergast após terem conhecimento da sua partida. O porta voz da missão dos Estados Unidos, Richard Grinnell não comentou para alem de referir que o substituto terá uma boa qualificação.

Como o principal funcionário político da ONU, Prendergast confrontou-se várias vezes com os Estados Unidos, em particular sobre o Iraque. Opôs-se frontalmente ao regresso maciço do pessoal internacional da ONU ao Iraque, após o ataque contra a sede da organização mundial em Bagdade, em Agosto de 2003.

Responsáveis norte americanos vieram a opor-se mais tarde a tentativa de Prendergast em ocupar a posição de enviado especial do secretário geral para o Médio Oriente.

Quando a sua demissão foi anunciada, Prendergast estava a informar o Conselho de Segurança sobre assuntos do Médio Oriente, tendo manifestado preocupação pelo aumento dos níveis de violência entre Israel e os Palestinianos.

Prendergast foi citado como tendo afirmado que visitará provavelmente Chipre antes do fim deste mês, na sequência de um encontro que manteve, esta semana, com o enviado do governo cipriota sobre um possível recomeço das conversações patrocinadas pela ONU no sentido da reunificação da ilha.

A saída de Prendergast constitui a mais recente alteração no circulo mais próximo do secretário geral que procura ultrapassar uma série de escândalos que tem marcado o seu segundo mandato.

Em Dezembro passado, o chefe de pessoal e homem de confiança de Annan, Iqbal Riza, demitiu-se a meio de alegações de má administração do programa iraquiano de petróleo por alimentos. Foi revelado mais tarde que Riza tinha destruído arquivos de documentos do programa.

Kofi Annan nomeou o especialista de relações publicas, Mark Brown, para o cargo de chefe de pessoal, e desde a sua entrada em funções vários elementos superiores saíram, ou estão para sair.

Um responsável da ONU adiantou que uma das razoes para a saída de Prendergast reside no facto de existir um numero desproporcionado de britânicos nos principais postos da organização mundial.

XS
SM
MD
LG