Links de Acesso

Terminaram três dias de conversações


A Coreia do Sul terminou três dias de conversações com a Coreia do Norte afirmando que vai enviar 200 mil toneladas de fertilizantes para o Norte tal como foi acordado no ano passado. Mas os negociadores de Seul recusaram conceder a Pyongyang adicionais pedidos de ajuda a menos que haja progresso em levar a Coreia do Norte de volta as conversações sobre desarmamento nuclear.

A Coreia do Norte abandonou essas conversações há 11 meses. Disse que possui armas nucleares e que vai produzir mais, apesar de ter assinado vários acordos para ser um país não nuclear.

As conversações intercoreanas, que tiveram início na segunda-feira, foram as primeiras em dez meses.

As duas partes emitiram um comunicado conjunto onde se afirma que vão manter conversações no próximo mês ao nível de ministros e que querem trabalhar para a paz na península coreana. O ministro sul-coreano da Unificação, Chung Dong-young, vai participar nas conversações marcadas a terem inicio no dia 21 de Junho.

As conversações em Kaesong terminaram no mesmo dia em que funcionários americanos confirmaram que tiveram conversações na semana passada em Nova Iorque com diplomatas norte-coreanos. As autoridades americanas enfatizaram que as conversações tiveram por objectivo enviar uma mensagem a Pyongyang e não negociar o seu programa nuclear.

Em Seul, a professora da Universidade da Coreia, Ahn In-hye, afirmou que o ministro da Unificação terá uma enorme tarefa no próximo mês quando efectuar as suas primeiras conversações a nível ministerial com o Norte.

“Ele irá querer mostrar algumas realizações como ministro para a unificação. Mas parece-me pouco provável que ele possa fazer muito mais.”

A professora Ahn disse que a Coreia do Norte provavelmente não estará disposta a regressar as conversações se a Coreia do Sul não tiver nada para oferecer em troca. Ela pensa também que Pyongyang não quer desistir do seu programa nuclear.

No principio desta semana, funcionários sul-coreanos afirmaram que vão fazer significativas ofertas ao Norte para que ele regresse a mesa das negociações, mas não disseram quais são essas ofertas.

Os Estados Unidos, a Coreia do Sul, China, Japão e Rússia encontraram-se três vezes com a Coreia do Norte para persuadi-la a desistir do seu programa de armas nucleares. O ultimo encontro foi em Junho de 2004.

Washington pôs de parte qualquer ideia de conceder uma recompensa especial a Coreia do Norte apenas para ela voltar à mesa das negociações. Mas Washington e os seus parceiros afirmaram que o fim do programa nuclear do Norte, do ponto de vista diplomático, e o melhor caminho para a assistência económica ao empobrecido país.

A Coreia do Norte afirma que precisa de um dissuasor nuclear para aquilo que vê como uma política hostil dos Estados Unidos. Washington disse que não tem intenções de atacar o Norte e afirma que discussões bilaterais com Pyongyang serão possíveis no âmbito das conversações entre os seis países.

XS
SM
MD
LG