Links de Acesso

Tribunal de Jacarta rejeitou um apelo


O Supremo Tribunal de Jacarta, na Indonésia, rejeitou um apelo apresentado pelo dirigente terrorista Abu Bakar Bashir, no sentido de cancelar a condenação de que fora objecto.

Bashir, um clérigo muçulmano de 66 anos de idade, acusado de dirigir o grupo regional Jemaah Islamiyah, encontra-se a cumprir uma pena de cadeia por encorajar actos de terrorismo.

Bashir fora inicialmente condenado em Março, a trinta meses de cadeia por integrar uma conspiração que resultou no ataque bombista de Outubro de 2002 contra um clube nocturno na ilha de Bali, um ataque que causou a morte a mais de duas centenas de pessoas, na sua maioria jovens ocidentais.

O tribunal de Jacarta considerou que Bashir tinha dado autorização a um dos elementos da equipa bombista, para realizar o atentado. Os advogados de Bashir sustentaram que, e ainda mesmo que a discussão tivesse ocorrido, tal não podia ser considerado como conspiração, sublinhando que o contacto nunca fora apresentado em tribunal para corroborar o encontro.

Um dos advogados de defesa, Wirawan Adnan, afirmou que vão continuar a sustentar o apelo, embora existam algumas restrições de tempo.

"Vamos apresentar a mesma argumentação ao Supremo Tribunal do país ... temos 14 dias para apresentar a petição."

A policia indonésia e as agencias de serviços secretos ocidentais sustentam que Bashir era o responsável pela Jemaah Islamiya, um grupo militante regional com laços a rede al-Qaida de Osama bin Laden. Os Estados Unidos classificam a Jemaah Islamiya como sendo uma organização terrorista.

Todavia, embora Bashir não tenha feito segredo do seu ódio ao Ocidente, tem desmentido quaisquer laços com a Jemaah Islamiya, e nenhum tribunal confirmou que tenha sido responsável pela organização.

A Jemaah Islamiya tem sido relacionada com um certo numero de ataques, e na Indonésia, tal como em Bali, considera-se que tenha sido responsável, em 2002, por ataques contra igrejas, pelo atentado bombista contra o Hotel Marriott, e a explosão do ano passado no exterior da embaixada australiana em Jacarta. Na totalidade mais de 240 pessoas terão morrido em consequência dos atentados da Jemaah Islamiya.

Um dos indivíduos que terá transportado a bomba para a embaixada, um indivíduo de 23 anos de idade, foi apresentado esta segunda feira em tribunal e se for condenado pode enfrentar a pena de morte.

As autoridades indonésias procederam à detenção de centenas de suspeitos militantes e dezenas deles foram condenados pelo envolvimento nos ataques. No entanto, um pequeno grupo continua a monte, e os analistas de segurança esperam mais ataques.

XS
SM
MD
LG