Links de Acesso

Manipular o relacionamento através de negociações com a oposição


Numa declaração divulgada esta sexta feira, o governo da Formosa acusou a China de tentar manipular o relacionamento entre as duas entidades, através de negociações com a oposição formosina. A declaração acentua que tais assuntos podem ser apenas discutidos através dos canais oficiais, e não com personalidades políticas.

A China aprofundou, nas duas ultimas semanas, os contactos com responsáveis da oposição na Formosa. Na quinta feira, James Soong, líder do Primeiro Partido do Povo da Formosa, foi recebido em Pequim pelo presidente chinês.

Num comunicado conjunto, as duas partes apresentaram uma nova formula “dois lados, uma China “como sendo a base para conversações sobre temas como o comércio e voos directos através do estreito da Formosa.

A Formosa tem sido autogovernada desde 1949 e reclama ser um estado soberano, com a China a reclamar a ilha como sendo parte do seu território, acrescentando que as duas partes devem ser reunidas, se necessário pela força. Os Estados Unidos tem alertado as duas partes contra qualquer alteração unilateral do status quo.

Numa entrevista televisiva, o presidente da Formosa ridicularizou as condições propostas por Pequim para conversações.

“Temos de aceitar uma única política chinesa, temos de aceitar o consenso de 1992, sermos contra a independência da Formosa, e apenas assim poderemos dialogar ... Porque iríamos fazê-lo ?”

David Huang, do Conselho Empresarial da Formosa, considera que os acontecimentos dos últimos meses, como os voos directos durante o Ano Novo chinês, demonstram que as duas partes podem cooperar ainda mesmo que a Formosa continue a manter constituir um estado soberano.

No final da visita de Soong, a China indicou que irá diminuir as restrições de emprego a residentes da Formosa que se encontram no continente, simplificar as medidas de viagem e reduzir as propinas para os indivíduos que pretendam estudar. No inicio deste mês, a China ofereceu concessões económicas, e um casal de pandas gigantes a Formosa, na sequência da visita do líder do partido nacionalista.

As visitas por parte de responsáveis da oposição na Formosa tem atraído reacções contraditórias. Amanhã, sábado a ilha terá possibilidade de ver como estes acontecimentos afectaram a agenda do presidente Chen.

Com efeito os eleitores vão escolher os delegados a uma Assembleia Nacional especial, que vai debater um conjunto de propostas de emenda a constituição da ilha.

Entre as propostas reduzir em metade o numero de assentos no parlamento, aumentar o mandato dos deputados, alterar a forma como os deputados são eleitos, e utilizar o referendo como forma para introduzir futuras alterações constitucionais.

XS
SM
MD
LG