Links de Acesso

Os Europeus ofereceram ao Irão incentivos políticos e económicos


Tony Blair proferiu este comentário a meio de indicações de que os parceiros europeus que negoceiam com o Irão estão a ficar fartos do impasse sobre a tentativas iranianas de processar urânio que pode alimentar uma central nuclear, ou construir uma bomba atómica.

Blair afirmou numa conferencia de imprensa que as Nações Unidas podem considerar a aplicação de sanções contra o Irão se retomar a conversão do urânio.

“Iremos apoiar o envio para o Conselho de Segurança, se o Irão violar as suas obrigações.”

A Grã Bretanha juntou-se a França e a Alemanha nas negociações com o Irão destinadas a convencer Teerão a desistir do programa de enriquecimento de urânio, que Washington encara com suspeita. Teerão sustenta aspirar apenas à energia nuclear pacifica e não a uma bomba.

O primeiro ministro Blair sublinha existir ainda tempo para que a diplomacia funcione, e considera prematuro considerar opções militares.

“Ninguém está a falar de invasão do Irão, ou de acção militar contra o Irão. Temos de assegurar que o processo diplomático funcione, e lutaremos para o alcançar.”

Os Europeus ofereceram ao Irão incentivos políticos e económicos para desistir do enriquecimento de urânio, mas as negociações arrastaram-se durante um ano, com poucos progressos.

Após a ultima reunião a 29 de Abril, em Londres, o Irão anunciou a intenção de informar a Agencia Internacional de Energia Atómica de ir recomeçar a conversão do urânio.

XS
SM
MD
LG