Links de Acesso

Tuberculose triplicou em 21 paises africanos desde 1990


A Organização Mundial de Saúde, afirma que a tuberculose triplicou em 21 países africanos desde 1990,ao contrário do que acontece noutras partes do mundo onde as estatísticas da OMS mostram que a doença baixou ou pelo menos se estabilizou.

A força propulsora que explica a subida galopante da tuberculose no Continente Africano é a outra epidemia, o HIV-SIDA, que enfraquece o sistema imunologico do organismo humano, tornando-o mais susceptível a outras infecções.

Em 2000, as Nações Unidas estabeleceram o chamado Objectivo do Desenvolvimento do Milénio, tendo por fim a inversão do aumento de importantes enfermidades no Continente até o ano 20015. Mas o Director do Departamento de Combate à Tuberculose da OMS, Mario Raviglione, disse que a presente situação no Continente Africano poderá prejudicar o objectivo global da luta contra a tuberculose.

”A razão porque salientamos agora o caso africano, porque se a África não fortalecer os seus sistemas de saúde, tornando-se capaz de controlar apropriadamente a tuberculose, não poderemos alcançar os objectivos do desenvolvimento do milénio."

Por esta razão, o Dr. Raviglione e os responsáveis de saúde, das varias agências governamentais e não governamentais, assim como outras fundações, reuniram-se em Adis Abeba afim de delinearem formas de combate à espiral da epidemia da tuberculose.

Os participantes na reunião representavam o comité da coordenação da parceria global de luta contra a tuberculose.

”Sabemos que no contexto do actual status quo, não poderemos alcançar os objectivos em África a menos que especiais medidas sejam tomadas. É óbvio. É necessário um esforço especial."

A reunião do comité de coordenação em Adis Abeba concordou em tornar mais visível o combate desta enfermidade em África através da criação de programas de saúde a nível regional, do lançamento da parceria de combate à tuberculose, e ainda através da organização de cimeiras para o aumento de financiamentos e doações na luta contra a tuberculose.

XS
SM
MD
LG