Links de Acesso

Angola tornou-se no centésimo país 


Angola tornou-se no centésimo país a concluir um acordo que livra os cidadãos norte-americanos de eventuais processos perante o Tribunal Penal Internacional, anunciou o Departamento de Estado norte-americano, em Washington.

Washington e Luanda assinaram uma cláusula do tratado que institui o TPI e que permite que países celebrem entre si acordos bilaterais derrogatórios.

Os Estados Unidos iniciaram há anos uma vasta campanha para retirar os seus cidadãos civis e militares da jurisdição do TPI, um tribunal internacional encarregado de julgar os crimes de guerra ou contra a Humanidade, em Haia (Holanda).

Washington não reconhece o Tribunal Penal Internacional , considerando, nomeadamente, que se trata de uma instância supranacional susceptível de ser politizada e de julgar soldados norte-americanos envolvidos em operações no estrangeiro.

Os Estados Unidos tentaram recentemente opor-se a que o TPI tenha competência para julgar os crimes cometidos na região do Darfur (no Sudão), apesar de a administração Bush qualificar a situação de "genocídio".

XS
SM
MD
LG