Links de Acesso

Dos Santos esperado na Argentina e no Brasil


O presidente José Eduardo dos Santos é esperado em Buenos Aires, Argentina no próximo fim de semana para uma visita de dois dias.

A visita do presidente de Angola, a primeira àquele país da América do Sul será marcada pela constituição formal de uma "joint venture" entre a SONANGOL e a ENARSA, Energia Argentina SA, soube a Voz da América de fonte oficial angolana.

O processo de criação desta empresa iniciou-se em meados do ano passado tendo atingido o ponto de não retorno a 21 de Outubro quando o presidente da SONANGOL, Manuel Vicente, e o ministro do Planeamento da Argentina Júlio de Vido, assinaram em Buenos Aires, uma carta de intenções que perspectivava a exploração de oportunidades de negócios que poderiam ir até 5 mil milhões de dólares.

Concorrem para esta empreitada activos da China Sonangol International Holding, CSIH uma subsidiária da SONANGOL ,EP baseada em Hong Kong, China, e da ENARSA.

O acordo entre a Enarsa SA e a CSIH reza que os 5 mil milhões de dólares são a provisão máxima e "em nenhum caso serão disponibilizados na sua totalidade pela SonangolChina". A Enarsa SA reserva-se ao direito de avaliar todos os projectos que a SonangolChina tenha em consideração.

De acordo com a carta de intenções, a CSIH oferece-se para colaborar em trabalhos de prospecção, exploração no off-shore argentino, bem como em concessões que a Enarsa obtenha ou venha a obter no estrangeiro. Os dois parceiros vão empenhar-se também no desenvolvimento de recursos petrolíferos em terceiros países.

Parte destas participações será feita com recurso a subsidiárias da Enarsa associadas a companhias nas quais a SC tenha participações. A SonangolChina comprometeu-se na altura a assumir os custos e os riscos dos estudos que permitam propôr a Enarsa o caminho a seguir.

Delegações de Angola e da Argentina dedicaram os últimos meses a concluir a constituição da empresa cujo lançamento será testemunhado pelos presidentes José Eduardo dos Santos de Angola, e Nestor Kirchner da Argentina, de quem partiu o convite para esta visita do chefe de estado angolano.

Além de membros do governo viajarão com José Eduardo dos Santos, empresários, representantes da Agência Nacional de Investimentos Privados, e do Guiché Único. Os dois países mantêm relações diplomáticas há muitos anos, mas só em 2003 se atingiu o nível de embaixadas quando Fernando Dito foi nomeado embaixador na Argentina.

Angola abriu em Buenos Aires em finais de 1989 uma delagação da OBC, Overseas Business Corporation, responsável pelas importações angolanas consubstanciadas na altura em carne, grão, farinha de trigo, bolachas e milho. A Argentina já foi também local de impressão do dinheiro de Angola.

O Presidente do Conselho de Administração da SONANGOL, Manuel Vicente é tido como estando neste momento num vaí e vem entre a Argentina e o Brasil, país onde José Eduardo dos santos deverá fazer uma escala.

Segundo fonte oficial angolana , na sua passagem pelo Brasil o presidente José Eduardo dos Santos será agraciado em Salvador com o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual da Baía. Adiada fica uma visita ao Uruguai, cujo presidente Jorge Batle, visitou Angola em Outubro de 2003.

XS
SM
MD
LG